Economia

Ranking dos cantores mais ricos: Facebook provoca rombo na fortuna de Bono

bono vox2A classificação do Celebrity Networth, que avalia fortunas dos cantores mais ricos do mundo, coloca Paul McCartney no topo e revela que Bono, dos U2, foi prejudicado pelo desempenho do Facebook na bolsa.

De acordo com a classificação, o ex-Beatle tem uma fortuna avaliada em 800 milhões de dólares, o que o torna no cantor mais rico do mundo. Por seu turno, Bono ‘paga a fatura’ da queda das ações do Facebook,

O vocalista dos U2 poderia tornar-se no primeiro multimilionário na classificação dos cantores mais ricos do mundo, mas a queda em bolsa da rede social criada por Mark Zuckerberg determina uma tendência igual na fortuna de Bono.

O fundo Elevation Partners comprou ações do Facebook e o cantor dos U2 é um dos investidores. No total, este grupo investiu 90 milhões de dólares em ações. Em maio de 2012, quando o Facebook entrou no mercado bolsista, foi avaliado em 104 mil milhões.

Ou seja, as ações do Elevation Partners, parte das quais de Bono, valiam 1,5 mil milhões. O valor desses títulos, associado a todo o património considerado para estabelecer este ranking da Celebrity Networth, permitiria a Bono superar largamente Paul McCartney. A fortuna do irlandês seria muito maior do que a do inglês.

Nos últimos quatro meses, o Facebook foi registando perdas consecutivas no mercado bolsista, desvalorizando para cerca de 40 por cento do valor inicial. No que toca a Bono, essas perdas representam cerca de 600 milhões de dólares.

Para fazer os cálculos dos cantores mais ricos, a Celebrity Networth tem em consideração também os salários, valor de imóveis, vendas de discos, direitos de autor, contratos de patrocínios que estejam em vigor, bem como eventuais processos de divórcio que decorram e possam determinar uma mudança nos bens dos artistas. Não são consideradas despesas como honorários pagos a agentes, a empresários, os impostos que declaram e pagam, nem sequer o estilo de vida.

Em destaque

Subir