Nas Notícias

Ranjei, a nova espécie de tarântula, é uma aranha para crescer até aos 20 centímetros

tarantula rajeitarantula rajeix510Uma equipa de cientistas, guiada pelo militar Michael Rajakumar Purajah, descobriu no Sri Lanka uma nova espécie de tarântula. A Poecilotheria rajaei faz parte da família das aranhas caranguejeiras e pode chegar aos 20 centímetros de comprimento.

Chama-se “Rajaei” – o nome científico é Poecilotheria rajaei – e é a mais nova das tarântulas. Foi descoberta em 2012 nas florestas no norte do Sri Lanka, numa zona mergulhada em conflitos armados. Pode atingir os 20 centímetros de comprimento (incluindo as patas) e tem cor castanho-acinzentada, com padrões de listras nas patas que pode variar entre branco, cinza e creme.

Esta espécie rara foi descoberta por Ranil Nanayakkara, co-fundador da Organização pela Pesquisa e Educação da Biodiversidade do Sri Lanka e membro da Sociedade Britânica de Tarântulas, que explicou na revista da organização, em dezembro, o nome da aranha: “o animal foi batizado de rajaei em homenagem ao militar Michael Rajakumar Purajah, que foi essencial em guiar a equipa de cientistas nas florestas perigosas do norte do Sri Lanka, onde ainda há resquícios de conflitos que atingem o país”.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir