Motores

Rampa da Sra. da Graça foi oficialmente apresentada

A edição 2018 da Rampa da Sra. da Graça – que terá lugar nos dias 8 e 9 de setembro, foi oficialmente apresentada esta sexta-feira em Mondim de Basto.

O evento organizado pelo CAMI Motorsport marcará a ‘rentrée’ da temporada no Campeonato de Montanha JC Group e na cidade da região de Basto foi dada a conhecer em pormenor aos ‘media’ nacionais e regionais, sendo decorrerá praticamente em moldes idênticos aos de anos anteriores.

No evento que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira, do presidente da Associação de Pilotos de Montanha de Portugal (APPAM), Joaquim Teixeira, e de Nuno Loureiro, dirigente do CAMI Motorsport, haverá algumas novidades, com destaque para um evento de caráter social, no sábado à noite, em Mondim de Basto, e a entrega de prémios, que ocorrerá domingo junto aos paços do concelho.

A prova é, para o município de Mondim de Basto, um dos dois eventos desportivos anuais de maior relevância, juntamente com a Volta a Portugal em bicicleta, que, por coincidência ou não, utiliza o mesmo traçado do Monte Faria, ainda que num menor trecho que a corrida velocipédica. Algo que se prende por questões orçamentais, dado que fazer a Rampa da Sra. da Graça na sua totalidade implicaria o dobro do custo em termos de rails duplos.

“A nossa ambição é de melhorar esta prova, torná-la mais atraente e mais extensa, mas isso só poderá ser possível no futuro com recursos alocados para o efeito, que nos permitam aumentar a extensão de rails duplos exigida por uma prova de automobilismo. Está nos nossos planos fazer isso bem como um dia poder vir a ter uma prova inscrita num campeonato internacional ou europeu”, explica Humberto Cerqueira.

O edil destaca no entanto que a Rampa da Sra. da Graça é “um evento que é, para Mondim de Basto, um dos acontecimentos desportivos de maior relevância, a par com a Volta a Portugal em bicicleta, e que possui já uma grande tradição na região, onde existem grandes fãs de automobilismo e desporto em geral. É também disputada num traçado de grande exigência, pois o Monte Farinha é um local muito especial. Não é todo lado que se encontra um percurso em tão grande altitude num tão curto trecho de estrada”.

Nos planos da autarquia está erguer a prova a patamares ainda mais elevados, sublinhando as boas relações que o muncípio de Mondim de Basto tem com o CAMI Motorsport: “Desde o primeiro instante que a ligação se tem estreitado, pois trata-se de uma agremiação que desde logo se mostrou muito capaz como monta toda a ‘máquina’ que é colocar de pé um evento como este. E o meu desejo é que perdure no tempo, pois o nosso desejo é que o Campeonato de Portugal de Montanha continue a visitar Mondim d Basto, atraindo visitantes, atenção mediática à região”.

Em destaque

Subir