Motores

RallySpirit Altronix promete um ‘cocktail’ de emoções

rallyspirit1

A segunda edição do RallySpirit Altronix vai para a estrada no próximo fim-de-semana e promete um ‘cocktail’ de emoções, fazendo regressar algumas das máquinas que fizeram as delícias dos aficionados de ralis de outros tempos.

O facto de ter à partida um dos grandes pilotos dos ralis do passado, Miki Biasion, só vem acrescentar mais ‘perfume’ à prova organizada pela Xikane.

Além disso o evento tem este ano uma grande novidade, a passagem pela marginal de Gaia e pelo mosteiro da Serra do Pilar, ainda que o ‘grosso’ da competição se volte a concentrar nas classificativas de S. Romão do Coronado, a norte do Porto.

Há uma grande expetativa de ver Miki Biasion evoluir aos comandos do mítico Lancia 037 – navegado nesta prova pelo experiente navegador português Mário Castro –, mas há outros motivos de interesse.

Adotando o conceito dos ‘rally legends’ o RallySpirit Altronix faz regressar à estrada automóveis que fizeram furor nos ralis dos anos de 1970, 1980, 1990 e 2000, guiados por uma variedade de pilotos, desde os mais consagrados aos verdadeiros ‘gentleman drivers’.

rallyspirit2

Para além de Miki Biasion, destacam-se nomes grandes do automobilismo nacional, que se quiseram associar a este evento, como Rui Madeira (antigo campeão do mundo de Grupo N), Auduzilo Lopes (tricampeão nacional de ralis), Pedro Salvador (campeão nacional de montanha), para além de Ricardo Teodósio, Vítor Pascoal, Pedro Leal e Hélder Oliveira. Isto sem falar da presença de 14 equipas espanholas.

A competição contará com três categorias distintas – “Históricos” (para carros com data de fabrico até 31/12/1986), “Spirit” (para carros com data de fabrico entre 01/01/1987 e 31/12/2005) e “Show”(para carros míticos e elegíveis, numa categoria que não terá qualquer classificação, nem tempos cronometrados) – será também pelo parque automóvel presente que se fará medir a qualidade da prova.

Carros tão míticos como o Lancia 037, Lancia Delta Integrale (ex-oficiais), Renault 5 Turbo, Porsche 911/997, Alpine Renault A110 e A310, Ford Escort MK 1, 2 e Cosworth, Ford Sierra Cosworth, BMW M3, sem esquecer o Audi Quattro, o Fiat 131 Abarth ou o Subaru Impreza 555.

No total serão 194,3 quilómetros a serem percorridos, dos quais 53,1 km distribuídos por sete classificativas cronometradas – incluem a tripla passagem pelo troço de Serra (9,5 km) e quadrupla pela especial de Coronado (6,1 km), uma das quais noturna.

rallyspirit3

Em destaque

Subir