Motores

Rali de Portugal reforça implantação a norte

RaliPortugal1

A edição 2016 do Vodafone Rali de Portugal – que terá lugar entre 19 e 22 de Maio – foi apresentada esta quinta-feira, surgindo com várias novidades, com destaque para a Porto Street Stage. Uma classificativa espetáculo centrada na Avenida dos Aliados, na baixa da cidade invicta.

Esta especial na cidade do Porto é realizada no terceiro dia de prova (20 de Maio), e constará de duas passagens num percurso de 1850 metros desenhado na avenida e nos arruamentos adjacentes.

A grande vantagem desta Porto Street Stage é levar às pessoas que não podem ir para a estrada ver as máquinas do WRC em ação, com os espetadores a poder assistir a duas provas de classificação no mesmo espaço e praticamente em simultâneo.

Mais uma vez o rali tem o seu centro nevrálgico em Matosinhos, nas instalações da Exponor, e tem duas alterações significativas no último dia , que é a realização de duas passagens pelo troço de Vieira do Minho, que foi encurtado em cerca de 10 quilómetros e vai terminar à entrada da povoação de Angra.

No total o Vodafone Rali de Portugal terá uma extensão total de 1684 km, dos quais 368 distribuídos por 19 especiais de classificação, sendo, como é exigido pelos regulamentos da FIA, bastante compacto.

O primeiro ‘cheiro’ de competição irá acontecer logo na quinta-feira, 19 de Maio, com a realização do ‘shakedown’ em Paredes, com as últimas centenas de metros a decorrerem nas instalações do Kartódromo de Baltar.

RaliPortugal2

A partida do Rali acontece ao final da tarde, novamente em Guimarães, tendo como pano de fundo o Castelo que representa o berço da nacionalidade.

Os concorrentes seguem depois para a pista de ralicross de Lousada onde, a partir das 19h, tem lugar a única “Super Especial” do rali, com dois carros a correrem em simultâneo em pistas paralelas e espetáculo garantido para dezenas de milhares de pessoas.

Na sexta-feira, dia 20, a prova desloca-se para o Alto Minho, com três classificativas – as já conhecidas Ponte de Lima, Caminha e Viana do Castelo, contando cada uma com dupla passagem dos concorrentes, a primeira de manhã e a segunda durante a tarde.

Ao final da tarde, a partir das 19h00, realiza-se o Porto Street Stage, uma das grandes novidades do rali e que integra as provas de classificação 8 e 9.

No sábado, dia 21, a caravana do WRC avança para a zona do Marão, com uma dupla passagem por três troços diferentes, igualmente reconduzidos da edição anterior – Baião, Marão e Amarante, sendo este o mais longo de toda a prova, com 37,67 km.

A cerimónia final de consagração dos vencedores do Vodafone Rally de Portugal 2016 acontece num local emblemático de Matosinhos, na Marginal, a partir das 16h.

Em destaque

Subir