Ralis

Rali de Portugal: Latvala termina noite algarvia na liderança

rali_por_latvalaJari-Matti Latvala terminou o primeiro dia do Vodafone Rali de Portugal na liderança, depois de se ter revelado mais veloz na fase de estrada noturna disputada nas classificativas algarvias, depois do seu companheiro de equipa na Ford, Petter Solberg, ter sido o mais rápido na super-especial dos Jerónimos.

Mas para além do domínio dos pilotos da Ford, a tirada ficou marcado pelo grande acidente sofrido pelo campeão do Mundo Sebastien Loeb, que saiu de estrada e danificou bastante o seu Citroën, que poderá voltar à prova mercê do sistema super-rali, de modo a tentar marcar os três pontos da Power Stage que encerrará a prova no domingo.

No entanto o francês não foi a única baixa importante deste primeiro dia, uma vez que Daniel Sordo viria a desistir com problemas elétricos no seu Mini JCW WRC, deixando agora a responsabilidade de defender as cores da marca a Armindo Araújo.
O piloto de Santo Tirso não ficou isento de problemas, e a ligeira saída de estrada – devido a um erro de notas – acabou por ser determinante para que terminasse a tirada fora do top 20, deixando agora a posição de melhor português a Pedro Meireles, que no seu Mitsubishi Lancer Evo X é 23.º da classificação geral.

Apesar do domínio de Latvala e Solberg, Mikko Hirvonen não perdeu muito terreno para a dupla da Ford, concluindo o dia na terceira posição, a cinco segundos do líder, sendo agora a grande esperança da Citroën para obter um bom resultado em Portugal.

Mais atrás, Ott Tanak impôs-se na derradeira classificativa e está condições para repetir a exibição conseguida no México, mas tem ainda Thierry Neuville por perto, e com aspirações a um bom resultado, apesar da prova estar ainda muito no seu início.
Apesar de um furo, Mads Ostberg concluiu a etapa entre os seis primeiros, pois Evgeny Novikov não conseguiu tirar partido desse facto e Jari Ketomaa acusou a sua inexperiência em classificativas noturnas.

Classificação após a 4.ª PE:

1.º Jari-Matti Latvala/Miikka Antilla (Ford Fiesta WRC) 25m04,6s
2.º Petter Solberg/Chris Patterson (Ford Fiesta WRC) a 2,6s
3.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Citroen DS3 WRC) a 5,0s
4.º Ott Tanak/Kundar Sikk (Ford Fiesta WRC) a 15,7s
5.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Citroen DS3 WRC) a 34,0s
6.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Ford Fiesta WRC) a 53,3s
7.º Evgeny Novikov/Dennis Giraudet (Ford Fiesta WRC) a 1m02,9s
8.º Jari Ketomaa/Mika Stenberg (Ford Fiesta WRC) a 1m15,0s
9.º Hayden Paddon/John Kennard (Skoda Fabia S2000) a 1m39,6s
10.º Dennis Kuypers/Robis Buysmans (Ford Fiesta WRC) a 1m47,1s

Em destaque

Subir