Ralis

Rali de Portugal: Carlos Barbosa anuncia continuidade no Sul

dani sordo qlf 1dani sordo 1 bigCarlos Barbosa anunciou que a edição 2014 do Rali de Portugal irá disputar-se no Sul do País, como sucedeu este ano, apesar da vontade da Federação Internacional do Automóvel (FIA) desejar que a prova regresse ao Norte.

O presidente do ACP, organizador do rali, argumentou que tomou a decisão face à posição de alguns candidatos à Câmara Muncipal do Porto e à forma como Rui Rio conduziu o processo – leia-se a conferência de imprensa realizada durante Grande Prémio Histórico do Porto.

Carlos Barbosa diz que o Automóvel Clube de Portugal estuda um percurso alternativo para a prova portuguesa do Campeonato do Mundo de Ralis, em conformidade com a vontade da FIA, daí ter feito diligências com as várias autarquias nortenhas envolvidas no traçado planeado.

O presidente do ACP diz que, à parte do Porto, todos os municípios responderam afirmativamente, e que Rui Rio disse no Circuito da Boavista que não queria condicionar o seu sucessor com um compromisso para três anos, “mesmo que se trate de um evento que custará no máximo 300 mil euros/ano e traga um retorno direto em hotelaria e restauração na ordem dos 50 milhões de euros”.

Carlos Barbosa diz também que o vice-presidente da Câmara, Vladimiro Feliz, assegurou que todos os candidatos com hipóteses de vitória estava de acordo e que enviariam à autarquia as respetivas cartas de compromisso para a realização do rali, e que só Luis Felipe Menezes respondeu afirmativamente.

O presidente do ACP ironiza as afirmações de Rui Moreira e Manuel Pizzaro quando dizem que o Rali de Portugal é do país e não do Porto e de Lisboa, e que lamenta a decisão agora tomada, face à “adesão imediata e entusiasta das restantes câmaras a norte e o retorno que a realização do WRC Fafe Rally Sprint dá desde há dois anos ao conselho de Fafe vão muito além do Porto”.

“A organização de uma prova desta envergadura e dos compromissos internacionais inerentes à mesma exigem responsabilidade, seriedade e vontade. Nenhum destes resquisitos corresponpe ao comportamento da Câmara do Porto e dos seus candidatos”, prossegue o comunicado de Carlos Barbosa.

A rematar o presidente do Clube Automóvel de Portugal refere: “A organização de uma prova desta envergadura e dos compromissos internacionais exigem responsabilidade, seriedade e vontade. O ACP tudo fez, faz e continuará a fazer para manter o Rali de Portugal no Campeonato do Mundo, independentemente do local onde ser vier a realizar. Assim o Automóvel Clube de Portugal informa que a edição 2014 do Vodafone Rali de Portugal vai ter lugar no sul do país”.

Em destaque

Subir