Ralis

Rali de Portugal 2015 apresentado na Exponor com expetativas no regresso ao Norte

RaliPortugalApresentacao115 A edição 2015 do Rali de Portugal foi apresentada esta quarta-feira na Exponor, que será o centro nevrálgico da prova pontuável para o campeonato do mundo da especialidade (WRC), que vai para a estrada entre 21 e 24 de maio.

O evento regressa ao norte depois de uma década no sul do país, e de também ter voltado a ser incluído no calendário do WRC. Um regresso ao norte que o presidente do Automóvel Clube de Portugal diz ter a ver com a região onde está a paixão e o entusiasmo pela modalidade.

Ao mesmo tempo que sublinhou o desprezo que responsáveis pelo Turismo de Portugal demonstraram pela mudança do rali para o norte, Carlos Barbosa elogiou as entidades da região e os autarcas envolvidos no evento. No que foi acompanhado pelo presidente da câmara de Matosinhos.

Polémicas à parte, o dirigente do ACP destacou que o sucesso do rali se deve à enorme competência da equipa liderada por Pedro de Almeida, mais uma vez o diretor de uma prova que conta com várias colaborações, nomeadamente das autarquias envolvidas, que considerou ter deixado os pisos das classificativas “em ótimas condições” para a realização da prova.

Por outro lado, Pedro de Almeida realçou “que se quisermos continuar a ter a prova no WRC temos de contar com todos”, até com os espetadores, já que a segurança é um fator primordial na organização.

O diretor da prova avisou ainda que basta alguém desrespeitar as regras e colocar-se onde não deve para que uma classificativa seja anulada, com prejuízos para todos, já que a Federação Internacional do Automócel está atenta e tem um observador cuja função é zelar para que a segurança seja sempre observada.

Pedro de Almeida realçou que o percurso do rali obedeceu aos padrões exigidos, nomeadamente ao conceber etapas compactas, com duas passagens em duas classificativas em sistema de ronde.

Depois das verificações técnicas na segunda e terça-feira anteriores, terá lugar o ‘shakedown’ na quarta-feira (20 de Maio) junto ao Kartódromo de Baltar, em Paredes, na véspera do arranque da parte competitiva do rali, que terá lugar na noite de quinta-feira em Guimarães. Um cenário inédito, que serve de ‘aperitivo’ para os troços de estrada.

Sexta-feira 22 de Maio o rali ruma então ao Alto Minho, para disputar duas passagens por três classificativas na região de Viana do Castelo. Uma etapa exigente que antecede uma não menos dura, em três especiais na serra do Marão, que integra a única super-especial do evento, em Lousada.

Para a manhã de domingo fica reservada a última tirada, mais curta por força dos regulamentos do WRC, e que inclui a Power Stage, numa prova que tem um total de 1529 quilómetros, 354 dos quais em especiais de classificação.

 RaliPortugalApresentacao115 600

Em destaque

Subir