Ralis

Rali da Argentina: Erro de Ogier dá liderança a Loeb

LoebArg2x210LoebArg2Sebastien Loeb assumiu a liderança do Rali da Argentina no segundo dia de prova, depois de um erro de Sebastien Ogier, que atirou o francês da Volkswagen para o terceiro lugar da classificação.

O vencedor do Rali de Portugal, que arrancou para a tirada com mais de 16 segundos de vantagem sobre o campeão do Mundo, cometeu um deslize na primeira especial do dia (Santa Rosa) saindo de estrada e perdendo mais de 26 segundos para o seu rival.

“Era uma curva muito lenta e, de seguida, havia lama à saída. O carro entrou em subviragem. O travão de mão não funcionou e não tive como evitar o despiste”, confessou um desiludido Ogier.

OgierArg2O francês da Volkswagen perdeu na altura duas posições, ficando atrás de Mikko Hirvonen, mas procurou tentar recuperar parte do terreno perdido para Loeb. Só que um furo na segunda passagem pelo troço de Santa Rosa acabou por deixar Ogier cerca de 40 segundos do líder.

Embora no início do dia Mikko Hirvonen conseguisse acompanhar o seu ‘chefe-de-fila’, a verdade é que um furo na segunda passagem por Santa Rosa, e depois um recorrente problema eletrónico no seu DS3 WRC fez o finlandês da Citroën perder seis minutos e deixa-o praticamente arredado de um top cinco na prova sul-americana.

Jari-Matti Latvala poderia ser o grande beneficiado pelos problemas do seu compatriota, já que concluiu a fase matinal no quarto posto. Só que o finlandês da Volkswagen furou após uma forte aterragem de um salto na classificativa de Amboy.

NovikovArg2Estes percalços nórdicos acabaram por beneficiar Evgeny Novikov, que depois de perder quase dois minutos para Sebastien Loeb da parte da manhã, soube dosear o seu andamento e perder apenas mais um minuto para o líder, subindo ao terceiro posto, continuando a ser o melhor piloto da M-Sport.

Mas o russo parte para o último dia com pouco mais de oito segundos de vantagem sobre Latvala, que venceu a super-especial que encerrou a tirada desta sexta-feira e deverá reclamar o pódio para si.

Thierry Neuville também soube tirar partido dos percalços alheios para subir à quinta posição e ser o segundo melhor entre os Ford Fiesta da M-Sport, ainda que o belga não tenha sido o mais rápido. Esse mérito coube a Mads Ostberg que venceu a primeira passagem pela classificativa de Amboy, apesar do atraso do primeiro dia afetar a sua posição na classificação geral, onde já é sétimo colocado.

Obviamente que o norueguês beneficiou dos azares do terceiro piloto da Volkswagen, Andreas Mikkelsen, que depois de ter chegado a rodar entre os seis primeiros teve bastante azar da parte da tarde. O impacto no seu Polo R WRC ao aterrar de um salto em Santa Rosa acabaria por ter consequências na suspensão deixando-o fora de prova.

Classificação após a 10.ª especial

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir