Nas Notícias

Raiva já matou 93 pessoas em Angola este ano

A raiva já matou este ano 93 pessoas em Angola, das quais 35 na província de Luanda, a capital, onde começa na sexta-feira uma campanha de vacinação, disse hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Saúde.

Em declarações à agência Lusa, a coordenadora provincial de Luanda do Programa Alargado de Vacinação, Felismina Neto, disse que estão disponíveis vacinas antirrábicas para responder à necessidade de todos os vacinadores que se expuserem durante a campanha, que dura dez dias.

De acordo com o informe diário do Ministério da Saúde sobre a situação epidemiológica do país, a que Lusa teve hoje acesso, 93 pessoas morreram já este ano infetadas pela raiva.

Na sexta-feira, o governador da província de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, lançará a campanha de vacinação antirrábica animal, no município de Viana, o mais afetado pela doença, com o objetivo de diminuir a circulação do vírus da raiva animal na capital angolana.

Segundo Felismina Neto, está disponível soro antirrábico, indicado para os casos de lesões múltiplas, profundas, nas extremidades e na cabeça.

A responsável sanitária adiantou ainda que desta vez a estratégia de vacinação difere da anterior, porque estão incluídos também na campanha os animais vadios, daí a precaução em relação ao pessoal que vai efetuar a vacinação.

Sobre as vacinas para humanos, Felismina Neto referiu que está feita a encomenda, mas que se aguarda pela sua chegada.

“Como há a emergência de se fazer a campanha, devido ao número de casos e de óbitos, é aconselhável que – as pessoas são voluntárias, estão a fazer por amor ao próximo – devamos assegurar este pessoal”, referiu.

Felismina Neto considerou preocupantes as estatísticas registadas até à presente data, que dão conta de 35 casos e o mesmo número de óbitos.

Para a campanha de vacinação antirrábica animal estão já disponíveis várias doses de vacinas, às quais se juntarão outras 300 mil doses, e mobilizados mais de 1.700 elementos que vão fazer a vacinação, distribuídos pelos mais de 380 postos montados nos municípios de Cacuaco, Belas e Cazenga.

Em destaque

Subir