Mundo

Rainha Isabel II num protesto silencioso contra Trump

E se o comedouro para cães não foi, afinal, uma gafe? Quanto mais olham para as fotos de Isabel II nos dias da visita oficial de Donald Trump, mais os internautas detetam símbolos do despreza da Rainha de Inglaterra pelo Presidente dos EUA.

Ao início, uma foto protocolar do encontro entre os dois chefes de Estado circulou mais como ‘acidente cómico’ do que como uma provocação de Isabel II a Donald Trump.

Só que outras imagens reveladas pelo Palácio de Buckingham demonstram que o ‘esquecimento’ de um comedouro para cães perto de Trump pode, afinal, ter sido intencional.

Ao longo dos três dias da visita oficial do Presidente dos EUA, a Rainha usou várias jóias para simbolizar o desprezo que sente pelo norte-americano, não precisando sequer de abrir a boca.

No primeiro dia, véspera do encontro oficial entre ambos, Isabel II usou um broche que lhe fora dado por… Barack Obama, o Presidente que antecedeu Trump.

No segundo, o dia em que reuniu com o norte-americano, a monarca optou por uma mensagem mais contundente: o broche foi o mesmo que a mãe usou no funeral do Rei Jorge VI (o pai de Isabel II).

Para o derradeiro dia, uma provocação mais irónica, durante a receção aos Reis da Bélgica: a ‘Safira do Jubileu’ que recebeu, no ano passado, do “povo canadiano”, um tradicional aliado dos EUA que Donald Trump tem criticado publicamente.

O Palácio de Buckingham já foi contactado por vários tablóides britânicos para esclarecer a escolha das jóias, mas ainda não se pronunciou sobre o caso.

Em destaque

Subir