Motores

Rafael Lobato começou mal mas acabou bem em Portimão

Rafael Lobato conheceu uma jornada de sensações mistas no Autódromo Internacional do Algarve, onde decorreu a segunda prova do Campeonato Nacional de Velocidade/TCR. O piloto de Vila Real foi segundo classificado no segundo confronto.

Ultrapassados os problemas de eletrónica no Audi RS3 LMS da Veloso Motorsport, que o vice-campeão nacional de velocidade 2015 conseguisse a melhor preparação, o resultado acaba por ser positivo.

Na qualificação Lobato, fez o quarto melhor tempo, quando havia a necessidade de conhecer o carro e adaptar o carro à pista — já tinha andado no traçado do AIA mas ao volante de um Seat, com um comportamento naturalmente diferente —, sendo que na corrida, fruto de um bom arranque foi subindo na classificação e acabou por terminar no segundo posto, tirando até o melhor partido da presença em pista do ‘safety-car’.

Apesar de tudo, tendo em conta o que se passou no primeiro dia, depois de arrancar em quarto, terminar em segundo foi particularmente positivo para o piloto transmontano, numa jornada em que foi possível evoluir primeiro na qualificação e depois já na própria corrida.

“Foi uma jornada que começou mal mas acabou bem. No sábado as coisas começaram mal quando o motor entrou em modo de segurança, o que nos obrigou a desmontar todo o carro”, contou o piloto transmontano após a prova. “Acabei por fazer apenas quatro voltas ficando impedido de voltar à pista. Já no domingo pude fazer a qualificação em mais duas voltas, garanti o quarto lugar na grelha, consegui depois um bom arranque que me permitiu subir logo para terceiro e a partir daí foi lutar pelo melhor”, referiu Rafael Lobato.

“Com a entrada do ‘safety car’ conseguimos tirar o melhor partido de um arranque e chegámos ao segundo lugar e a partir daí tentámos mais. Todavia, e porque não tínhamos feito testes, o carro ainda não estava a cem por cento e não pudemos ir mais longe mas mesmo assim foi uma jornada bastante positiva”, acrescentou o piloto de Vila Real.

Fotos: Nuno Organista

Em destaque

Subir