Cultura

Rafa vale Urso de Ouro em Berlim para o jovem realizador João Salaviza

joao_salavizaRafa, curta-metragem do realizador João Salaviza, arrecadou o Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim. Miguel Gomes também foi distinguido, triunfando no prémio de inovação com o filme Tabu.

Dois realizadores portugueses brilharam na 62.ª edição do Festival Internacional de Berlim, na Alemanha. ‘Rafa’, obra do português João Salaviza, superou as outras 26 curtas-metragens da competição e triunfou na categoria principal. O Urso de Ouro é a segunda grande distinução internacional para o jovem realizador, que em 2009 havia ganho a Palma de Ouro em Cannes (França) também com uma curta-metragem, ‘Arena’.

João Salaviza confessou-se “muito surpreendido” pela distinção na «Berlinale’ e admitiu que “teria preparado um discurso bonito se soubesse que ia ganhar”. Recuperado da surpresa, o jovem realizador aproveitou a presença da ‘nata’ do cinema europeu para lamentar o estado da cinematografia portuguesa. Nos agradecimentos, Salaviza acrescentou uma dedicatória ao Estado, “mas só na condição de nos ajudarem nos próximos anos, porque não sabemos o que vai acontecer com o nosso cinema”.

O júri, constituído pela atriz palestiniana Emily Jacir, pelo cineasta irlandês David Oreilly e pela atriz alemã Sandra Hueller, elogiou a “impressionante representação” de Rodrigo Perdigão, “no papel de um jovem a caminho de se tornar adulto”. “Ele fez mais do que eu pelo filme”, reconheceu o realizador, lamentando que o protagonista não tivesse podido estar presente em Berlim.

Rodrigo Perdigão interpreta um rapaz de 13 anos que vive na Margem Sul e que tem de ir a Lisboa procurar a mãe, devido a esta estar detida numa esquadra da polícia. A obra foi aplaudida pelo público presente no final da exibição competitiva, realizada quarta-feira.

Mas João Salaviza não foi o único realizador distinguido na sessão oficial de prémios. Miguel Gomes era apontado como um dos mais fortes candidatos a vencer o Urso de Ouro, mas o seu ‘Tabu’ acabou por triunfar no prémio de inovação, horas depois de ter ganho o prémio da crítica.

Em destaque

Subir