Categorias: Nas Notícias

Radioterapia: Revista aponta falta de aparelhos, especialista garante que não há “doentes por tratar”

Para esta publicação, a taxa nacional é de 4,6 máquinas por cada milhão de habitantes, valor inferior aos 5,3 por cento da média da União Europeia. Na mesma análise, a Lancet adianta que 19 por cento dos tratamentos oncológicos não são realizados, em Portugal, por falta de aparelhos.

Esta acusação já foi negada pelo Hospital de Braga, através do diretor do serviço de Radioterapia. Paulo Costa não acredita que algum utente com cancro fique por tratar devido à falta de aparelhos, embora adiante ser provável que o tratamento implique uma maior deslocação.

“Não creio que haja doentes por tratar. Provavelmente, o que existe é que os doentes têm de fazer um percurso maior para se deslocarem a um centro de radioterapia para acederem a um tratamento, por vezes com um bocadinho mais de custos. Talvez não fosse a solução ideal”, explicou Paulo Costa, respondendo a um pedido da Lusa para comentar o artigo da Lancet.

O especialista defende a criação de centros de tratamento de proximidade, facilitando a acessibilidade à terapêutica para os utentes, embora alegando que “estamos em linha com países da Europa como a Alemanha e a Áustria”. O artigo publicado, argumentou, é “muito generalista” e peca por não ter um enquadramento temporal, ignorando “o esforço notável” dos últimos dez anos para “dotar o país com soluções tecnológicas nesta área”.

Paulo Costa, que salientou a Beira Interior como uma região necessitada de centros de radioterapia a funcionar “numa lógica de proximidade”, revelou ainda que “isso é parte de um plano que está a ser executado e que vai acabar por cobrir o país adequadamente”.

A Lusa cita ainda dados da Entidade Reguladora da Saúde para salientar que três em cada dez residentes em Portugal continental, quando se deslocam para efetuar tratamentos de radioterapia, necessitam de pelo menos 45 minutos de deslocação por via rodoviária.

Página: 1 2

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Mover-se (bem) pela saúde do aparelho locomotor

Enveredar pela jornada de perda de peso, quando o objetivo é combater quadros de excesso…

há % dias

15 de maio, nasce Humberto Delgado, o ‘General sem Medo’

Hoje é dia de recordar Humberto Delgado, militar português da Força Aérea, um dos grandes…

há % dias

14 de maio, morrem Frank Sinatra e B.B. King

A morte do eterno Frank Sinatra é assinalada hoje, data em que, em 1998, parte…

há % dias

Estudo sugere que bactérias sobrevivem em meio hospitalar através da degradação de plásticos

Um estudo liderado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) sugere…

há % dias

13 de maio, nasce o médico e investigador Georgios Papanicolaou

No dia 13 de maio de 1883, nasce Georgios Papanicolaou, médico e investigador grego que…

há % dias

Emprego atinge máximo histórico em Portugal apesar do aumento na taxa de desemprego

A Randstad Portugal acaba de publicar a sua análise aos resultados do Inquérito ao Emprego…

há % dias