Categorias: Nas Notícias

Radiohead, Warner, Universal e Sony Music em movimento da indústria musical pelo clima

A banda britânica Radiohead e editoras como Warner, Universal e Sony Music do Reino Unido estão entre promotores do movimento climático “Music Declares Emergency” (MDE), lançado hoje por artistas, empresas e profissionais da indústria musical.

O manifesto MDE (“Música Declara Estado de Emergência”, em tradução livre), que conta já com 500 assinaturas, é composto por “um grupo de artistas, profissionais da indústria musical e organizações que se unem para declarar emergência climática e ecológica e alertar para uma resposta imediata, por parte dos governos, para a proteção da vida na Terra”, lê-se na página oficial da campanha.

Editoras e organizações como a Matador, Beggars Group, Festival Republic, Opera North e músicos como Pretenders, Bonobo, Nadine Shah e Imelda May já assinaram a declaração.

Entre os subscritores está também a agência Red Orange, do português Miguel Santos, radicado em Londres, antigo diretor do Atlantic Waves Festival, na capital britânica, e do projeto Exploratory Music from Portugal.

“Acreditamos no poder da música para promover uma necessária mudança cultural de criação de um futuro melhor”, pode ler-se no manifesto.

Na declaração, o MDE pede “aos governos e às instituições mediáticas que reconheçam a emergência climática e ecológica e que atuem rapidamente nas questões da perda de biodiversidade e das emissões de gases de efeito de estufa, até 2030”.

Os subscritores do manifesto reconhecem que “o estado de emergência do clima surgiu de injustiças globais e que as práticas da indústria musical têm impacto no meio ambiente”, prometendo “tomar medidas urgentes”.

O MDE “representa todas as áreas da indústria musical, independentemente do género, papel social, etnia ou orientação sexual”.

Inspirado nos movimentos pelo clima Extinction Rebellion (Rebelião da Extinção) e Julie’s Bicycle, que têm atuado a nível mundial, o MDE declara operar “de forma independente na tomada de decisões”.

“A música, os músicos e as empresas de música, através do seu inigualável poder cultural e económico, podem liderar o caminho de alerta para as mudanças sistemáticas para assegurar a vida na Terra”.

O ‘site’ explica todas as ações, de voluntariado, possíveis de realizar consoante o papel de cada um: artista, marca, editor, estúdio, festival, promotor de espetáculos musicais ou agente.

O grupo britânico Radiohead já havia demonstrado interesse pelas questões climáticas, ao reverter para a Extinction Rebellion, as receitas de venda de material de estúdio inédito, lançado em junho, depois de ter sido pirateado.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias