Cultura

Radiohead divulgam 18 horas de material de estúdio do álbum “OK Computer”

O grupo britânico Radiohead divulgou hoje 18 horas de material não editado, do final dos anos 1990, que tinha sido pirateado dos arquivos pessoais do vocalista, Thom Yorke, foi hoje anunciado.

“Na semana passada fomos pirateados. Alguém roubou o ‘minidisc’ de arquivo do Thom do tempo do [álbum] ‘OK Computer] e alegadamente exige 150 mil dólares [132 mil euros] ou ameaça divulgá-lo”, afirmou o guitarrista Jonny Greenwood na rede social Twitter.

Em resposta àquela ameaça, os Radiohead colocaram as 18 horas de música dessa época, entre 1995 e 1998, para audição gratuita nos próximos 18 dias na plataforma Bandcamp. Inclui temas ao vivo, ensaios incompletos e outro material não editado.

A partir de 11 de julho, as 18 horas de gravações serão vendidas por 18 libras (cerca de 20 euros) e as receitas reverterão para o movimento sociopolítico Extinction Rebellion.

A banda explica que este material de ensaios e gravações “não é muito interessante”, é “muito, muito extenso” e que nunca houve intenção de o tornar público na íntegra, embora alguns excertos tenham sido incluídos numa reedição em cassete do álbum “OK Computer”.

Os Radiohead surgiram em 1985 e editaram “Ok Computer”, o terceiro álbum de estúdio, em 1997, e que é considerado uma das pedras basilares de rock alternativo, antes de partirem para experimentações mais eletrónicas e pós-rock com “Kid A”, de 2000.

Dos Radiohead, que já atuaram várias vezes em Portugal, fazem parte Thom Yorke, Ed O’Brien, Philip Selway e Colin e Jonny Greenwood.

Em destaque

Subir