Mundo

Radioatividade: Governo de Tóquio distribui água

Apesar de os níveis de radioatividade terem regressado a níveis normais, o Governo Metropolitano de Tóquio está a distribuir água à população local. Os japoneses continuam com receios de consumir a água canalizada, que foi contaminada pelas chuvas.

A água foi contaminada em Tóquio, com altos níveis de iodo radioativo, em resultado do desastre na central nuclear de Fukushima, a 250 quilómetros de distância.

Depois de ter sido desaconselhado o consumo pelos bebés, mais suscetíveis, certo é que a maioria dos cidadãos de Tóquio optou por recorrer à água engarrafada. Estes factos levaram a que os espaços comerciais ficassem em rutura.

Nesse sentido, o Governo agiu e decidiu distribuir cerca de 250 mil garrafas de água à população, não obstante ter sido noticiado que o nível de iodo radioativo já está longe dos números preocupantes de ontem.

A água de Tóquio apresentava 200 becquerels por litro, o dobro dos 100 que um bebé pode aguentar, para que não corra o risco de sofrer efeitos nefastos da radioatividade. Os adultos são mais resistentes, mas ontem especulava-se sobre a possibilidade de serem atingidos os 300 becquerels, precisamente o limite de um adulto.

Ao contrário das previsões mais negativas, a normalidade foi reposta, ainda que a situação na central de Fukushima esteja por controlar, depois do sismo e tsunami que provocaram o acidente nuclear

Em destaque

Subir