Nas Notícias

Radares da VCI já funcionam, mas as multas ainda são uma incógnita

Os radares da Via de Cintura Interna (VCI), no Porto, já estão “tecnicamente preparados” para sinalizar os excessos de velocidade, mas a Infraestruturas de Portugal (IP) não sabe se há conversão em… multa.

Uma fonte da IP, que a Lusa cita como sendo oficial, garantiu que os radares já “comunicam automaticamente” os casos de circulação acima dos 80 quilómetros por hora à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Os equipamentos estão “tecnicamente preparados” a reportar o excesso de velocidade “diretamente à ANSR”, a quem cabe a responsabilidade de emitir a multa.

Só que a mesma fonte da IP não sabe dizer se os radares da VCI, estando a funcionar, estão… a funcionar, leia-se a ‘dar’ multa a quem for apanhado a mais de 80 quilómetros por hora.

“Se as multas são passadas ou não, isso já não está sob a alçada da IP”, alegou essa fonte.

Desde 2007 que não há multas por excesso de velocidade detetado pelos radares, instalados pela Câmara do Porto em 2003.

Em 2013, a gestão dos quatrro pórticos foi transferida para a IP, mas ainda sem valer multa, pois as infrações não eram comunicadas às entidades competentes para o processamento de contraordenações.

Já este ano, a meio de maio, a IP prometia que a operacionalização da comunicação automática das infrações à ANSR estaria concluída em “duas a três semanas”. Já passaram dois meses.

Em destaque

Subir