Desporto

Racismo: UEFA não recebeu queixa do Manchester City contra FC Porto

fcportoUEFA ainda não recebeu qualquer queixa do Manchester City, por alegado racismo de adeptos do FC Porto contra os jogadores Yaya Touré e Mario Balotelli. O caso terá ocorrido ontem, durante o jogo da Liga Europa, que os ingleses venceram. Relatório do delegado ao jogo pode determinar sentença, sendo que o FC Porto incorre numa multa e numa partida à porta fechada.

Ainda não chegou aos órgãos disciplinares da UEFA qualquer queixa do Manchester City contra o FC Porto, por comportamento racista de alguns adeptos, alegadamente praticado durante o encontro de ontem, no Estádio do Dragão.

Os jogadores Yaya Touré e Mario Balotelli revelaram que foram alvo de racismo, com cânticos que se entoaram durante o jogo e no momento das substituições. O caso passou despercebido e, segundo a imprensa inglesa, os dois jogadores queixam-se de ouvir “imitações de macacos”.

A queixa dos jogadores terá partido de Mario Balotelli. Depois do encontro, o jogador do Manchester City reportou o caso. Quando Yaya Touré tomou conhecimento da queixa de Baloteli, revelou que também ouviu os cânticos e que julgou serem dirigidos a si.

Balotelli foi substituído por Kun Aguero, aos 78 minutos, e relata que nesse momento voltou a ouvir os cânticos racistas. Touré confirma ter ouvido o mesmo aquando de um protesto que levou a cabo, junto de Cuneyt Cakir, árbitro da partida.

Em declarações à Sky News, Yaya Touré foi mais longe: “Esta é a razão pela qual gostamos da Liga Inglesa… Lá, isto não nunca acontece…”. A UEFA deverá analisar os alegados cânticos, mas a Rádio Renascença garante que ainda não chegou qualquer queixa do Manchester City àquele organismo.

O delegado ao jogo terá registado a ocorrência, após queixa dos ingleses. A agência Lusa refere que “foi feita denúncia ao delegado da UEFA” por “alegados cânticos abusivos dirigidos a Mario Balotelli”. A UEFA promete “analisar a questão”, no sentido de encontrar “provas”.

O relatório do árbitro também será analisado. O jogo, da primeira-mão dos 16 avos de final da Liga Europa, terminou com uma vitória dos ingleses, o que compromete o apuramento do FC Porto, detentor do troféu.

Recentemente, a UEFA puniu o Sparta de Praga com um jogo da Liga dos Campeões parcialmente à porta fechada. As zonas onde se ouviram cânticos racistas foram encerradas. O clube checo foi multado em 32 mil euros pelo Comité de Controlo e Disciplina da UEFA.

Em destaque

Subir