Cultura

Quintas de Leitura celebram 14.º aniversário

Quinta_Leitura_Porto_6‘A Poesia Perdeu Um Cotovelo na Guerra’ é o título da próxima sessão das Quintas de Leitura que, na quinta-feira, 19 de novembro, às 22h00, celebram 14 anos de ação poética, no Teatro Municipal Campo Alegre.

Nascidas no ano de 2001, as ‘Quintas de Leitura’ só em 2002 viriam a assumir o modelo atual.

Foram convidados das ‘Quintas’ muitas dezenas de poetas e mais de mil artistas de outras áreas de expressão artística, onde se destacam a música, a dança, o circo contemporâneo, as artes plásticas, a performance, entre outras.

Nestes 14 anos de festa da poesia já passaram mais de 50 mil espectadores pelos muitos palcos das ‘Quintas’ – o TM Campo Alegre, o TM Rivoli, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a Concha Acústica do Palácio de Cristal, a Capela Carlos Alberto e os Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto.

Para esta sessão comemorativa, que conta com a participação especial do filósofo António de Castro Caeiro, espera-se muita poesia, música e um momento de novo circo.

Nas vozes de João Paulo Costa, Isaque Ferreira, Paulo Campos dos Reis, Cristiana Sabino, Paula Ventura e Celeste Pereira, serão recordados poemas emblemáticos de alguns dos autores que passaram por este ciclo poético.

Na música, um convidado especial: Manel Cruz, que interpretará dois temas a solo. O coletivo ‘Retimbrar’ também se estreia nas ‘Quintas’, invadindo o palco do TMCA com os seus ritmos contagiantes.

Haverá ainda um número da dupla de malabaristas Jorge Lix e Vasco Gomes. Imagem em tempo real pelo artista plástico JAS.

Ainda este ano, no mês de dezembro, as ‘Quintas’ rumarão a um novo palco, a Biblioteca Pública Municipal do Porto, numa homenagem ao poeta Eugénio de Andrade.

Em destaque

Subir