Nas Notícias

‘Quintas de Direito’: Responsabilidades parentais em debate na Almedina do Arrábida

livraria_almedina_arrabidaAs ‘Quintas de Direito’ voltam à programação da Livraria Almedina Arrábida Shopping, no dia 6 de Outubro, às 21h30. Com entrada livre, a primeira sessão tem como tema ‘As responsabilidades no olhar de uma advogada e de uma magistrada do Ministério Público’.

As oradoras deste encontro são a magistrada do Ministério Público, Fátima Mateus Ramos, e a advogada e vice-presidente do Conselho Distrital do Porto, Elisabete Grangeia.

O objetivo é testemunhar as experiências de duas profissionais que, ao longo dos anos, têm vindo a atuar na área do Direito da Família, criando um diálogo com os presentes, acerca desta problemática tão atual que é a responsabilidade parental.

O livro sugerido para esta sessão intitula-se ‘Questões de Particular Importância no Exercício das Responsabilidades Parentais’ e é da autoria de Hugo Manuel Leite Rodrigues.

O livro aborda uma proposta de delimitação do conceito responsabilidade parental, cujo interesse reside, precisamente, na sua indeterminação e a possibilidade de se adaptar a diversas situações que, na prática, possam surgir, bem como na centralidade que reveste hoje em dia.

A intenção do autor do livro é, com base na jurisprudência portuguesa, perceber o que são questões de particular importância, para deste modo densificar um pouco este conceito, concretizando-o com base em casos jurisprudenciais.

As ‘Quintas de Direito’ realizam-se até dezembro, na primeira quinta-feira do mês, às 21h30, e resultam de uma colaboração entre a Almedina, a Ideias Concertadas e o Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados.

Dirigido a juristas, advogados, notários e público em geral, as ‘Quintas de Direito’ analisam, mensalmente, as temáticas mais prementes da atualidade jurídica e legislativa, através de oradores de renome que expõem temas e respondem a questões sobre os novos paradigmas do Direito Constitucional, Civil, Comercial e Fiscal.

A iniciativa está inserida no ‘Ciclo do Café’, uma programação cultural estimulante do grupo editorial e livreiro Almedina que, até dezembro, propõe quatro espaços de discussão na livraria do Arrábida Shopping: Quintas de Direito, Almedina Conta um Conto, Café dos Sentidos e Café com Tradição.

Em destaque

Subir