Economia

Quer um Volkswagen? Anúncios para venda triplicam na semana do escândalo

volkswagen a venda

É a altura ideal para quem quer comprar um Volkswagen usado.Devido ao escândalo das emissões poluentes, os anúncios online para venda de carros da marca alemã triplicaram em apenas uma semana. Mas a procura também aumentou, segundo um portal especializado.

O escândalo em que mergulhou a Volkswagen é o exemplo mais recente e didático de como funciona a lei da oferta e da procura.

A semana que se seguiu à revelação da fraude das emissões poluentes em motores a gasóleo levou a que muitos donos de viaturas da marca alemã tenham procurado desfazer-se da ‘prova do crime’, apesar do voto de confiança emitido pela Autoeuropa para o mercado nacional.

De acordo com o Diário de Notícias, os anúncios online para venda de carros Volkswagen triplicaram durante esta semana, quando comparados com as marcas das seis semanas anteriores.

O grupo SIVA, responsável pela importação dos Volkswagen, manteve-se em silêncio, mas o Standvirtual, um dos maiores portais nacionais de compra e venda de carros, revelou ter existido um aumento de 216 por cento na oferta, com mais 450 novos anúncios face às médias das últimas seis semanas.

Porém, também aumentou a procura pelos Volkswagen, em 40 por cento. A lógica é a mesma: quem tem um carro da marca alemã quer vender antes que o escândalo o desvalorize ainda mais, enquanto quem precisa de uma viatura sabe que é a altura ideal para tentar um ‘desconto’ nos Volkswagen.

“Não é possível concluir que estes resultados estejam diretamente relacionados” com o escândalo das emissões, realçaram os responsáveis do portal, mas a tendência registada aponta nesse sentido.

Tudo isto ocorre ainda antes de se saber se existem carros sujeitos a manipulação de gases poluentes em motores a gasóleo a circular em Portugal. Ao todo, há mais de 11 milhões de viaturas afetadas, todas equipadas com o motor EA 189 e fabricadas entre 2009 e 2015.

“Os veículos produzidos em Portugal não tiveram incorporação do kit fraudulento”, garantiu o ministro da Economia, Pires de Lima, salientando que “a generalidade dos veículos produzidos na Autoeuropa são exportados”.

Em destaque

Subir