País

Quer ter mais saúde e qualidade de vida? Adote um cão

caesUm estudo conclui que ter um cão ajuda os donos a ‘rejuvenescer’ até 10 anos. Além de promoverem uma vida fisicamente ativa, os cães melhoram a saúde mental dos seus companheiros e combatem o isolamento social dos mais idosos.

Investigadores da Universidade de St. Andrews, na Escócia, realizaram uma pesquisa (publicado na revista científica Preventive Medicine) que associa a companhia de um cão a uma melhoria da saúde física e mental, o que se repercute na qualidade de vida.

Segundo os autores do estudo, o cão é um estímulo para a atividade física. Os passeios que promovem levam a combater o sedentarismo, responsável por problemas de saúde potencialmente fatais.

Mas não é só o fator físico que está em causa. Um cão é um bom companheiro e ajuda a combater problemas de saúde como a depressão.

Estas conclusões resultam de uma ampla análise a 547 idosos escoceses, com uma idade média de 79 anos. Deste grupo de pessoas, comente nove por cento tinha um cão.

A equipa de investigadores – liderada por Zhiqiang Feng – usou um dispositivo que media a atividade física de todos os participantes no estudo. E foram precisamente estes nove por cento que apresentaram dados mais saudáveis: mais atividade física e menos problemas psíquicos muito comuns, como a depressão ou a ansiedade.

Zhiqiang Feng estima que ter um cão permita um estilo de vida “semelhante ao de uma pessoa com menos 10 anos”. A companhia do melhor amigo do Homem não representa que os seus donos vão viver mais uma década, mas podem combater problemas que levam a uma menor esperança de vida.

“Ter um cão motiva a atividade e dar aos idosos a capacidade de ultrapassar muitas barreiras”, salienta Feng.

Por outro lado, assinala, combatem problemas de isolamento e segurança, no caso de alguns animais que se comportam como defensores do seu dono.

Dentro de portas, estes animais são perfeitos para combater o isolamento social a que muitos idosos estão sujeitos. Os cães geram mais contacto com a comunidade envolvente – sobretudo os vizinhos –, o que aumenta a qualidade de vida.

Em destaque

Subir