Mundo

Quer participar nas buscas do Boeing da Malaysia Airlines através da net?

tomnodtomnodProsseguem as buscas pelo Boeing 777 da Malaysia Airlines desaparecido há cinco dias, com 239 passageiros a bordo, sem que se perceba como terminou o misterioso voo MH370. Graças a uma ferramenta da Tomnod, qualquer cibernauta pode participar na missão de procura.

Milhares de profissionais trabalham nas missões de busca do avião da Malaysia Airlines, Boeing 777 que fazia a ligação entre Kuala Lumpur e Pequim, no voo MH370.

E graças a uma ferramenta da Tomnod, qualquer pessoa com um computador ligado à Internet poderá ajudar nessa missão, através de uma aplicação que permite aceder a imagens aéreas feitas por satélite, datadas de 9 de março.

Quadrado a quadrado, o cibernauta é convidado a percorrer, por via aérea, o percurso previsto para o Boeing da Malaysia Airlines, interrompido algures no mar, poucos antes de a comunicação entre os pilotos e a torre de controlo ser interrompida.

O site tomnod lançou uma aplicação que pode pôr fim ao misterioso desaparecimento do voo MH370. O avião estará algures entre a Índia e a Austrália, em território da Malásia e esta ferramenta constitui uma verdadeira equipa de socorro à escala mundial, com milhões de cibernautas a poder procurar o avião da Malaysia Airlines.

O site tem todas as explicações para que cada cibernauta possa procurar o Boeing 777. Não são necessários registos e há algumas ajudas para apoiar nesta missão, como por exemplo informação do tamanho do avião, à escala e dependendo da distância a que as fotografias por satélite foram tiradas.

Alguns locais podem também ser sinalizados e marcados e o mapa poderá ser partilhado com terceiros. Aceda à aplicação e ajude a procurar o Há 10 países envolvidos na pesquisa, com 36 aviões e 44 navios a apoiar a missão. O desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines – num Boeing com 239 passageiros – é um dos casos mais misteriosos da história da aviação.

Visite o site e torne-se mais um elemento nesta missão global.

Malaysia Airlines emite comunicado

A companhia aérea Malaysia Airlines emitiu um comunicado onde revela que a prioridade, neste momento, “é cuidar das famílias dos passageiros e tripulantes do MH370”, proporcionando-se toda a informação disponível, viagens, alojamento, refeições, apoio médico e emocional”. Todos os custos “são suportados pela Malaysia Airlines”.

Temos profissionais de saúde e voluntários de Misericórdia Malásia e Fundação Tzu Chi em cinco locais em Pequim e quatro locais em Kuala Lumpur. Há 115 familiares, neste momento, em Kuala Lumpur, que estão a ser atendidos por 72 profissionais de saúde”.

Esses profissionais estão a manter as famílias atualizadas sobre os esforços de busca e salvamento e a fornecer apoio emocional. “Faremos tudo o que pudermos para aliviar a dor das famílias”, revela a nota, publicada no site oficial da Malaysia Airlines.

Em destaque

Subir