Nas Notícias

Quer melhorar o desempenho sexual e perder peso? Coma uvas!

UvasUma equipa de investigadores descobriu que a fruta, sobretudo bagas de uva pretas, podem combater o aumento de peso e melhorar o desempenho sexual. A razão prende-se com a presença dos flavonóides. Já ouviu falar?

Ingerir cerca de oito uvas por dia são suficientes para conseguir bons resultados.

A razão deste benefício das uvas prende-se com a presença dos flavonóides, um composto químico que acarreta diversos benefícios para o corpo humano – mas já lá iremos.

Os cientistas da Harvard School of Public Health e da Universidade de East Anglia fizeram um exaustivo estudo, que contou com a participação de mais de 120 mil norte-americanos, durante um período de 24 anos.

Em média, os homens tendem a ganhar um quilo por cada quatro anos. Por seu turno, as mulheres engordam dois quilos, em igual período. Porém, os investigadores repararam que quem tinha como hábito consumir alimentos ricos em flavonóides não apresentava este aumento de peso. Mantinha o peso inalterável, ao longo do tempo.

Mas não é apenas no peso que o consumo daquele composto se mostrou benéfico. Os flavonóides que se encontram nas bagas, nas uvas e no vinho também melhorar o desempenho sexual, já que previnem a disfunção erétil.

Esta conclusão fora já apresentadada há um mês, noutra pesquisa da autoria da Universidade de Harvard e da Universidade de East Anglia.

Estimam os investigadores que adotar uma dieta rica em flavonóides é tão eficaz como caminhar cinco horas por semana, tendo em vista a prevenção da disfunção erétil.

Os flavonóides são compostos químicos presentes não apenas nas uvas, mas também no chocolate, noutros frutos, em vegetais e chás. Apresentam inúmeras vantagens para o corpo humano, se consumidos de forma correta.

Os que são mais benefícios integram o grupo das antocianinas, presentes nas uvas, morangos, amoras, mirtilos, cerejas e rábanos.

Já para a manutenção e perda de peso os flavonóides mais indicados são os polifenóis, antioxidantes, presentes nas bagas, no chá, maçãs e ameixas.

Nos últimos anos, estes compostos estão a ser muito pesquisados, para explorar ao máximo o potencial da substância e fazer com esteja presente cada vez em maior quantidade nos alimentos, principalmente para prevenir cancro e as doenças foro cardíaco.

Os flavonóides trazem outros benefícios, como agentes anti-inflamatórios, anti-hemorrágicos e antialérgicos.

Esta é a primeira vez que surgem associados a melhorias do desempenho sexual.

Em destaque

Subir