TV

Quer falar como Stephen Hawking? Descarregue gratuitamente o mesmo programa

Qualquer pessoa pode usar a ‘voz’ de Stephen Hawking. O mesmo programa com que o astrofísico britânico contorna as limitações da esclerose lateral amiotrófica, conhecido como sistema ACAT, pode ser descarregado e instalado gratuitamente num computador com o Windows da Microsoft.

É uma das vozes mais famosas da ciência e até já teve direito a incontáveis referências em filmes e programas televisivos: o som metálico que Stephen Hawking fala.

Por sofrer de esclerose lateral amiotrófica, o mediático astrofísico britânico recorre a um programa de conversão para ‘falar’, criado pela Intel e que é conhecido como sistema ACAT.

Agora, o mesmo programa de fala está disponível para qualquer pessoa que sofra de um problema semelhante ao de Stephen Hawking: na verdade, está disponível para qualquer pessoa, mesmo que a intenção seja apenas ouvir-se na icónica voz metálica.

O Assistive Context-Aware Translator (o tal ACAT) foi disponibilizado em open source, ou seja, o código do programa pode ser descarregado e utilizado gratuitamente.

“O objetivo do código aberto é permitir que os desenvolvedores criem soluções no espaço de apoio com facilidade e fazer com que aproveitem os esforços que temos investido por anos. A nossa visão é permitir que qualquer desenvolvedor ou pesquisador possa trazer valor na previsão da palavra, na sensibilidade ao contexto, entre outros, para criar em cima disso”, explicou Lama Nachman, a engenheira que lidera o laboratório de informática preventiva da Intel.

O programa, que traduz o movimento facial em texto com a ajuda de uma série de contrações musculares (Hawking usa um óculos com sensores infravermelhos que detetam contrações na bochecha, controlando assim um teclado virtual), poderá ser instalado em qualquer computador com o sistema operativo Windows.

Não há, porém, qualquer indicação de quando o ACAT estará disponível para os sistemas Linux ou da Apple.

Ainda recentemente, Stephen Hawking ‘emprestou’ a voz para o trailer de ‘Zoolander 2’, uma das comédias de maior sucesso de Ben Stiller.

Em destaque

Subir