Nas Notícias

Quer emigrar e não sabe o que fazer? O Governo ajuda

emigracao1Campanha ‘Trabalhar no Estrangeiro’, lançada hoje pelo Governo, pretende esclarecer os portugueses que quiserem trabalhar no estrangeiro. O objetivo é evitar casos de emigração que se transformam em dramas humanos, por ausência de informação.

O desemprego e as dificuldades das famílias suscita a procura de soluções que passam, por vezes, pela emigração. No entanto, a falta de conhecimento sobre o mercado de trabalho no estrangeiro provoca dramas, em virtude de promessas não cumpridas de empregos bem remunerados.

Para evitar estes casos que estão a afetar muitos portugueses, o Governo lança hoje a campanha ‘Trabalhar no Estrangeiro’, de âmbito nacional, destinada a portugueses que pretendam procurar noutro país uma oportunidade.

Esta campanha consiste na divulgação de cerca de 120 mil panfletos, brochuras e cartazes, numa primeira fase, com informação útil para desempregados que queiram emigrar. Posteriormente, ao abrigo da mesma campanha, o Governo pretende transportar para a Rádio a mesma mensagem.

A campanha ‘Trabalhar no Estrangeiro’ vai arrancar já, segundo esclarece à agência Lusa o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, que pretende que se responda de imediato a um problema social que se agrava.

Cerca de 150 mil portugueses abandonam o país todos os anos, sendo que em muitos casos não conhecem a realidade que os espera, nessa viagem da emigração, que surge como único caminho para muitos trabalhadores que se encontram no desemprego.

No entanto, existe muito desconhecimento, que é aproveitado por redes que exploram trabalhadores. Há verdadeiros dramas de pessoas que partiram de Portugal com a promessa de um emprego bem remunerado e acabam por transformar-se em sem abrigo, no estrangeiro, desde a Suíça ao Reino Unido, passando por outros países de forte tradição de emigrantes portugueses.

“Temos consciência de que havendo mais desemprego há mais emigração. É um dado muito evidente com que estamos confrontados. Está a sair muita gente. O importante é que as pessoas que pretendam emigrar possam ter acesso ao máximo de informação possível”, sustenta ainda José Cesário.

A entrega dos desdobráveis e brochuras marca o arranque da campanha ‘Trabalhar no Estrangeiro’, ao abrigo da qual será distribuída informação por gabinetes de apoio ao emigrante, autarquias locais de todo o país e centros de emprego.

O Instituto da Segurança Social, a Obra Católica Portuguesa das Migrações a Autoridade para as Condições de Trabalho serão também destinatários desta campanha de informação para combater o desconhecimento sobre a emigração e os perigos de entrada num mercado de trabalho no estrangeiro.

Em destaque

Subir