Mundo

Quer emagrecer enquanto dorme? Beba um copo de vinho ao deitar

Alguns benefícios do consumo moderado de vinho já tinham sido comprovados noutras pesquisas. Agora, a Washington State University vem apresentar outro estudo que associa o consumo de um copo de vinho (antes de deitar) com a perda de peso enquanto dorme.

Um estudo da autoria da Washington State University, nos EUA, concluiu que beber um copo de vinho antes de deitar pode ajudar a perder peso. A ‘culpa’ deste benefício para a saúde é o resveratrol, que pode ser encontrado na casca e na semente da uva roxa.

De acordo com os investigadores norte-americanos, essa substância converte a gordura branca, que passa a ser mais facilmente eliminada pelo organismo.

O resveratrol é um polifenol que pode ser encontrado nas sementes e na casca das uvas pretas e no vinho tinto. Também se encontra noutros frutos vermelhos, como a amora e o morango, e até na maçã. O resveratrol pode ajudar a diminuir os níveis do chamado ‘colesterol mau’ e aumentar o ‘colesterol bom’.

Publicada no International Journal of Obesity, a pesquisa foi feita com recurso a ratos de laboratório, que foram submetidos a uma dieta pouco saudável, com altos níveis de gordura. Todos os ratos tiveram a mesma dieta, mas metade recebeu uma dose diária do resveratrol.

Os investigadores compararam depois as alterações de peso nos ratos, para verificar o efeito daquela substância. E detetaram que os ratos que receberam resveratrol viram o peso aumentar menos 40 por cento do que os restantes, que engordaram mais.

“Os polifenóis em frutas aumentam a oxidação de gorduras na dieta. Converter gordura branca ajuda a queimar gorduras e a manter o equilíbrio no corpo, prevenindo a obesidade”, explica Min Du, professor da Washington State University e coautor do estudo.

E por que razão o vinho é mais benéfico do que, por exemplo, os frutos que contêm resveratrol? Min Du explica que, ainda que esteja presente nos frutos, a substância surge de forma mais concentrada no vinho.

Beber um copo de vinho ao fim da noite traz benefícios porque a substância atua num momento em que não há consumo de alimentos. E previnem-se problemas de saúde graves – como as doenças cardiovasculares – enquanto se dorme.

Em destaque

Subir