Nas Notícias

Quer emagrecer? Beba água morna com limão antes de dormir

A nutricionista Lillian Barros desvenda as quatro vantagens de beber, em jejum e antes de ir dormir, um copo de água morna com algumas gotas de limão: elimina toxinas, equilibra o ph, auxilia a digestão e regula o funcionamento dos intestinos.

O calor aperta, o verão aproxima-se e há cada vez mais pessoas a apostarem numa dieta para se sentirem com uma melhor silhueta. A solução, porém, pode estar num simples copo de água.

Lillian Barros, nutricionista do Hospital Lusíadas Albufeira e cronista do Boas Notícias, resumiu as quatro grandes vantagens da ingestão diária de um copo de água morna com algumas gotas de limão, em jejum e antes de adormecer.

A primeira vantagem é a eliminação das toxinas acumuladas durante a noite. “O nosso corpo é ele mesmo capaz de desintoxicar através da função de diferentes órgãos como é o caso dos rins, intestinos ou fígado. A alimentação é contudo responsável por fornecer a matéria-prima que o organismo, de uma forma geral, e estes mesmos órgãos, em particular, necessitam para trabalhar de forma eficiente”, explicou a nutricionista.

A hidratação é a segunda vantagem: “Por si só, este hábito já ajuda a consumirmos pelo menos mais um copo de água por dia”.

“Hábito esse que muitas vezes é negligenciado por esquecimento e por falta de rotina, obrigando o nosso organismo a concentrar a urina e dificultando o trabalho natural dos órgãos responsáveis pela eliminação, neste caso em particular os nossos rins”, reforçou a nutricionista.

A essas vantagens da água somam-se as do limão, um fruto rico em vitaminas e minerais (como tiamina, riboflavina, magnésio, fósforo, cálcio e potássio): “Além de ser um desintoxicante natural, a água com limão deixa a pele radiante, graças ao teor de vitamina C, que participa na síntese de colagénio”.

Um copo de água com limão antes de dormir ajuda ainda a equilibrar o PH do organismo e auxilia na digestão e funcionamento gastrointestinal.

Porém, nem todas as pessoas podem sentir apenas os benefícios. Há quem tenha uma sensibilidade ou até uma alergia ao citrino, pelo que este hábito do copo de água com limão pode tornar-se desconfortável e até provocar problemas ao nível intestinal ou da pele, salientou Lillian Barros.

Em destaque

Subir