Nas Notícias

Quer comer de tudo sem engordar? Pode ser realidade… virtual

Gostaria de comer de tudo sem engordar? A resposta é naturalmente positiva. Pois saiba que esse sonho pode transformar-se em realidade. Ainda que virtual. Veja o vídeo e conheça o Project Nourished.

Por regra, o que sabe bem engorda e os pratos mais saudáveis tornam-se menos apelativos. O problema é que a sua saúde está relacionada com aquilo que come – a alimentação assume um papel essencial numa vida saudável.

Mas já imaginou um cenário em que poderia comer o que quer que fosse, mesmo que um alimento calórico e desaconselhável, sem que a sua balança denunciasse esse ‘pecado’?

O sonho de comer e comer sem engordar pode tornar-se realidade. Virtual, mas realidade. O Project Nourished promete a degustação de alimentos, sem ingestão de calorias.

A ideia é futurista e implica o uso de óculos de realidade virtual. Mas a ideia não se resume a um dos sentidos: a visão. Também entra no olfato, na audição e em sistemas sensoriais como o paladar.

Além dos óculos, esta alimentação virtual prevê difusores de aromas, sistemas de condução óssea, bem como comida nutritiva criada através de uma impressora 3D. E dispensa utensílios como garfos, facas, guardanapos e copos.

O utilizador senta-se numa mesa e é transportado para uma viagem, dentro de um cenário a 360 graus, com o sistema de condução óssea a imitar a mastigação.

O ‘menu’ é um pequeno cubo de alimentos impressos em 3D, que serve de veículo para a articulação de sabor, textura e consistência. As propriedades calóricas são muito reduzidas.

O projeto foi desenvolvido pelo Kokiri Labs, laboratório situado em Los Angeles, e envolve cientistas, engenheiros, nutricionistas e especialistas em programação.

Jinsoo Na, fundador da empresa que pretende desenvolver o Project Nourished, pretende que esta ideia pioneira seja agora adaptada a cada um dos tipos de gastronomia.

“Ao longo dos tempos, a alimentação humana mudou pouco. Há uma espécie de status quo, que tem sido seguido, pelas diferentes gerações. Quero que todos percebam que seguir o que existe não é a única alternativa. E pretendo uma alternativa”, afirma Jinsoo Na.

O produto já se encontra em pré-venda. O pacote ‘Pepa 001 Starter Kit’ custa cerca de 50 euros e inclui um cubo de comida, um disco com odores e um disco com um vídeo em 360 graus

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir