Mundo

Quem roubou o relatório de Schumacher? Suspeitas apontam para empresa suíça

schumacher 210As autoridades francesas e suíças estão a investigar o roubo do relatório médico de Michael Schumacher. O endereço IP utilizado durante o furto pertence a uma empresa de helicópteros, que assim se torna na principal suspeita. O furto teria como finalidade a venda do documento aos jornais.

Um relatório médico de Michael Schumacher foi roubado da clínica suíça onde o piloto alemão permanecia em coma. O furto está a ser investigado pelas autoridades da Suíça, que hoje revelaram ter identificado o endereço de IP (um número que identifica um computador ligado à internet) utilizado nesse processo.

De acordo com o Ministério Público francês, o endereço de IP pertence a uma sociedade suíça de helicópteros, não revelando a identificação da mesma.

O jornal Dauphiné Libéré adianta que o roubo da ficha clínica deverá ter ocorrido quando a empresa foi sondado para assegurar o transporte de Schumacher, nomeadamente do hospital de Grenoble (França) para uma clínica em Lausana (Suíça).

Durante esse processo, alguém terá tido acesso a uma cópia do relatório médico, furtando-a para tentar vender informações aos órgãos de comunicação social.

O preço pedido pela ficha clínica, com 11 ou 12 páginas e redigido pelo médico que assistiu o heptacampeão do Mundo de Fórmula 1 em Grenoble, rondava os 50 mil euros.

O autor do furto utilizou o nome ‘Kagemusha’ (uma referência a um filme do realizador japonês Akira Kurosawa) para contactar com vários jornalistas franceses, suíços e alemães, fornecendo uma parte do relatório (para provar a posse) e pedindo 60 mil francos suíços (cerca de 50 mil euros).

A procuradoria de Grenoble revelou ainda que o processo foi passado para a responsabilidade das autoridades suíças.

Michael Schumacher esteve hospitalizado em Grenoble durante cinco meses, na sequência de um violento acidente de esqui, em dezembro de 2013, em Méribel, nos Alpes franceses. A 16 de junho, foi transferido para Lausana.

Várias fontes médicas têm afirmado que o antigo piloto já saiu do coma, mas os pormenores sobre o estado de saúde têm sido escassos.

Em destaque

Subir