Cultura

‘Quem Quer Casar com a Carochinha’? na Almedina do Arrábida

livraria_almedina_arrabidaA Livraria Almedina Arrábida Shopping recebe no sábado, dia 29 de outubro, às 11h00, uma nova sessão da iniciativa ‘Almedina Conta um Conto’. A leitura para os mais novos, encenada pelo Balleteatro do Porto, vai retratar o conto tradicional ‘Quem Quer Casar com a Carochinha’. A entrada é livre.

O conhecido conto popular relata as aventuras de uma carochinha que, estando a varrer, encontra dinheiro e começa à procura de noivo para casar.

“Quem quer casar com a Carochinha, que é airosa e formosinha?” é a lengalenga debitada a todos os que passam debaixo da janela da personagem principal. Depois de muitas rejeições, baseadas no aspeto dos pretendentes, Carochinha decide casar-se com João Ratão, que cai dentro do caldeirão no dia do casamento.

A característica principal dos contos tradicionais é o seu ensinamento moral ou representação alegórica de problemas comuns. Através destes contos, os antigos tentavam ensinar lições de vida às pessoas. No caso da Carochinha, o conto alerta para os perigos da avareza monetária, superficialidade e para a gula.

A iniciativa ‘Almedina Conta um Conto’realiza-se de três em três semanas, todos os últimos sábados de cada mês, até dezembro, sempre às 11h00, e é organizado pela Livraria Almedina, pelo Balleteatro do Porto e pela Ideias Concertadas.

Em destaque

Subir