Mundo

Jejum é dispensável na medição dos níveis de colesterol no sangue

avc cerebroEstudo indica que o jejum não é obrigatório para garantir um exame ao colesterol rigoroso. A pesquisa baseou-se em testes de colesterol feitos a 210 mil pessoas, concluindo que o jejum não apresenta alterações significativas nos resultados.

A análise ao colesterol é importante, no sentido em que elevados níveis (ou excessivamente reduzidos) podem acarretar problemas graves para a saúde. O excesso de gorduras no sangue está associado a problemas como, por exemplo, acidentes vasculares cerebrais. O colesterol pode ser um problema de saúde silencioso, que não provoca dor, mas que pode ser fatal.

Os exames são normalmente feitos em jejum, mas segundo um estudo da Universidade de Calgary, no Canadá, a exigência de jejum para aumentar o rigor dos exames de colesterol no sangue é desnecessária.

Esta pesquisa analisou 210 mil pessoas, que foram submetidas a exames para avaliar os níveis de colesterol, sendo que as pessoas que participaram no trabalho apresentavam jejum de períodos máximos de 16 horas. Outras pessoas estavam em jejum de uma hora.

O passo seguinte dos investigadores – neste estudo publicado na revista Archives of Internal Medicine – foi comparar os dados e verificar qual a relação entre o rigor dos resultados na análise do colesterol e o jejuar.

A conclusão pôs em causa um procedimento médico que vigora e que associa o rigor do exame de colesterol ao facto de o paciente estar em jejum. Ao contrário do que este estudo sugere, aconselha-se um período longo sem qualquer alimento para que a comida não altere os resultados, sobretudo no que diz respeito aos triglicéridos (o álcool poderá determinar mudanças nos resultados).

A maioria dos laboratórios recomenda jejum, mas este estudo prova que a discrepância provocada pela alimentação é mínima. Estará quebrado um mito?

Em destaque

Subir