Mundo

Queda do telhado do supermercado provoca queda do Governo da Letónia

letonia teto 210letonia teto bigDepois da queda do telhado de um supermercado em Riga, a queda do Governo: Valdis Dombrovskis, o primeiro-ministro, apresentou a demissão após a tragédia para que seja eleito um executivo que assegure a estabilidade política do futuro membro da moeda única.

O Governo da Letónia cai menos de uma semana depois da queda do teto de um supermercado na capital, Riga, que provocou a morte de 54 pessoas. O incidente, na sexta-feira, foi considerada a pior tragédia desde que o país se tornou independente da União Soviética (1991).

“Tendo em conta a tragédia do supermercado e as suas circunstâncias, é preciso um Governo que tenha uma maioria clara no Parlamento. Anuncio a minha demissão e assumo as responsabilidades políticas da tragédia”, revelou o primeiro-ministro, Valdis Dombrovskis, à saída da audiência com o Presidente letão, Andris Berzins.

A queda do supermercado tornou-se num caso de “homicídio de pessoas indefesas”, segundo o chefe de Estado. “É um caso complexo. Não pode ser classificado como catástrofe natural ou azar, porque a natureza não teve qualquer papel nisto”, argumentou Berzins.

A responsabilidade será humana, mas a polícia ainda está a apurar qual o verdadeiro motivo para a queda do telhado num edifício que estava a ser alvo de obras de requalificação. As hipóteses mais fortes apontam para que o problema estivesse na conceção do prédio, na construção ou nos elementos novos instalados no teto.

“Estamos a verificar todos os detalhes”, adiantou Marite Staume, a porta-voz da construtora Re&Re: “a causa continua a ser um mistério, mas tem de ser descoberta. Se houve uma falha, foi enorme”. O teto começou por cair no local onde estavam a ser feitas obras para tornar a estrutura num jardim suspenso. Uma primeira derrocada não fez vítimas, mas a segunda caiu por cima de bombeiros e socorristas.

Houve ainda “um terceiro pedaço do telhado” a cair, “mas, felizmente, foi num setor onde ninguém estava a trabalhar”, como adiantou Viktorija Sembele, a porta-voz dos bombeiros. A mesma fonte acrescentou que “a maior parte da construção foi inspeccionada, mas a estrutura restante contém vários blocos enormes, muito pesados, particularmente perigosos”.

A demissão do Governo – todos os ministros se associaram à demissão de Valdis Dombrovskis – foi justificada com a necessidade de garantir estabilidade política ao próximo membro da moeda única: a Letónia adere ao euro a 1 de janeiro do próximo ano.

Em destaque

Subir