Mundo

Queda de avião no México provoca 12 feridos em estado crítico

A queda de um avião da Aeroméxico com 101 pessoas a bordo nas proximidades do aeroporto de Durango, no norte do México, provocou pelo menos 12 feridos em estado crítico, mantendo-se a confusão sobre a eventual existência de mortos.

O porta-voz da Secretaria de Saúde do Estado de Durango, Fernando Ros, informou o acidente provocou 80 feridos, entre as 101 pessoas que estavam no aparelho.

Daqueles feridos, 18 foram internados em centros de saúde nos arredores do acidente, dos quais 12 estão em estado crítico.

Apesar de o governador do Estado de Durango, José Aispuro, ter afastado, via rede social Twitter, a existência de vítimas mortais, o secretário (ministro) das Comunicações e dos Transportes do México, Gerardo Ruiz Esparza, disse à imprensa que só podia confirmar o resgate de 52 pessoas com vida.

O aparelho, que fazia a rota entre Durango e a Cidade do México, despenhou-se às 16.00 horas locais (22.00 de Lisboa), momentos depois de levantar com 97 passageiros e quatro tripulantes.

Equipas de emergência e segurança acorreram ao local, uma zona árida próxima do Aeroporto Guadalupe Victoria, de Durango.

Meios de comunicação locais indicaram que alguns passageiros puderam sair do avião pelo próprio pé.

O Presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, indicou, via Twitter, que ordenou às secretarias (ministérios) da Defesa, Governo, Comunicações e Transportes que colaborem na gestão do acidente.

As primeiras imagens difundidas nas redes sociais e meios de comunicação social mostram um avião no solo, com a cabine parcialmente consumida por um incêndio, descreveu a agência noticiosa AFP.

“A Aeroméxico teve conhecimento de um acidente em Durango e estamos a trabalhar para verificar a informação e obter pormenores. Siga os nossos canais oficiais de comunicação para maior informação”, comunicou a companhia aérea na sua conta oficial na rede social Twitter.

O avião envolvido no acidente é um Embraer 190 com capacidade para 100 pessoas, adiantou a agência noticiosa AP,

Em destaque

Subir