Nas Redes

“Que ninguém diga que não sabia”, diz Ana Gomes sobre a reorganização da extrema-direita

A diplomata Ana Gomes partilhou, nas redes sociais, um alerta do SIS sobre a reorganização da extrema-direita em Portugal. “Que ninguém diga que não sabia”, frisou.

De acordo com a reportagem do Diário de Notícias partilhada pela antiga eurodeputada, o Serviço de Informações de Segurança (SIS) salientou que a extrema-direita “tem vindo a reorganizar-se” em Portugal, “reciclando discurso, formando novas organizações e recrutando elementos junto de determinadas franjas sociais a que normalmente não acediam num passado não muito distante”.

Esta reorganização veio dar seguimento a uma tendência que já tinha sido alvo de um outro alerta do SIS, em 2018.

“A extrema-direita portuguesa continuou a aproximar-se das principais tendências europeias, na luta pela reconquista da Europa pelos europeus. Para além de intensificarem os contactos internacionais, estes extremistas desenvolveram um esforço de convergência dos seus diferentes setores (identitários, nacional-socialistas, skinheads), no sentido de promoverem, no plano político e meta-político, os seus objetivos”, destacou, então, o SIS.

A nova extrema-direita europeia assume um cariz que vai para além do neonazismo e recorre com facilidade às redes sociais e às ferramentas online.

“Que ninguém diga que não sabia, que não foi alertado”, comentou Ana Gomes, ao partilhar a reportagem sobre a reorganização da extrema-direita em Portugal.

“Que ninguém finja que se podem baixar as guardas. E os braços…”, finalizou.

Em destaque

Subir