Nas Notícias

Quatro membros transplantados em operação inédita realizada na Turquia

transplanteUm paciente na Turquia recebeu, pela primeira vez na história clínica mundial, quatro membros novos. O inédito transplante, realizado por 52 médicos, esteve perto de ser um sucesso completo, mas complicações cardiovasculares pós-operatórias obrigaram à remoção de uma das pernas.

Pela primeira vez, uma equipa médica realizou um transplante de quatro membros. A operação, que teve lugar no Hospital Universitário Hacettepe de Ancara (Turquia), na sexta-feira, mobilizou um total de 52 médicos, naquela que foi a primeira vez que um paciente recebeu, na mesma intervenção, dois braços e duas pernas.

O reitor da Universidade de Hacettepe, Murat Tuncer, resumiu o espetáculo e a complexidade da operação numa simples frase: “num transplante de órgãos desta dimensão, mais de 50 por cento do corpo foi modificado”.

Infelizmente, nem tudo correu bem: após a operação surgiram complicações cardiovasculares que obrigaram os clínicos a retirar um dos membros transplantados. Segundo um comunicado avançado pelo hospital, “o Conselho Superior Científico decidiu retirar uma da pernas do paciente, depois do seu sistema cardiovascular ter-se revelado incapaz de suportar este membro”.

A mesma nota refere que o estado do paciente era “estável”, não fornecendo mais detalhes sobre a evolução clínica dos outros membros. A informação prestada logo após a intervenção referia apenas que “o fluxo de plasma e sangue ainda são contínuos para o paciente enfrentar as próximas e críticas 24 horas”.

Esta inédita operação decorreu cerca de um mês depois da estreia, na Turquia, dos transplantes faciais. Um paciente de 19 anos, que tinha a face queimada desde bebé, foi o recetor do primeiro transplante facial. O governo local já reagiu, por intermédio do ministro da Saúde, ao sucesso da operação de sexta-feira: “todos fizeram um trabalho realmente bom. Quero agradecer a todos em nome do povo turco”.

A Turquia assinalou a estreia do transplante de quatro membros depois de Alemanha e Espanha terem realizado transplantes de dois membros. Em julho de 2008, um agricultor recebeu dois braços, na Alemanha; também em julho, mas de 2011, uma vítima dum acidente rodoviário recebeu duas pernas, em Espanha.

 

Em destaque

Subir