Categorias: Nas Notícias

Quase um quinto dos portugueses estava em risco de pobreza há dois anos

Números do INE indicam que 1,8 milhões de portugueses estavam em risco pobreza, em 2010. Inquérito às Condições de Vida e Rendimento assinala um crescimento de 0,1 por cento, em comparação com o ano anterior. As famílias com mais de dois filhos ou apenas com um adulto são as mais vulneráveis: 27,9 por cento e 34,5 pontos, respetivamente.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), 1,8 milhões de portugueses enfrentavam uma situação de risco de pobreza, o que corresponde a 18 por cento da população.

No Inquérito às Condições de Vida e Rendimento, conclui-se que houve um aumento de 0,1 por cento em 2010, comparativamente com o ano de 2009 (17,9 pontos percentuais). No entanto, a realidade de 2011 e 2012, que não é alvo de estudo, apresentará valores mais elevados, em virtude de fatores como o aumento de desemprego e queda de rendimentos da população empregada.

Já no que diz respeito a famílias com famílias dependentes, o estudo do INE – que foi publicado nesta sexta-feira – apresenta um aumento superior: situa-se nos 20,1 por cento, mais um ponto do que em 2009.

Os riscos de pobreza crescem quando os agregados familiares são formados por um adulto e uma criança dependente, ou por dois adultos e mais do que duas crianças dependentes. No primeiro caso, o risco atinge os 27,9 por cento, enquanto no segundo estava, em 2010, nos 34,5 por cento.

A única franja da população que assinala um decréscimo é a população idosa: em 2010, 20 por cento dos idosos enfrentavam riscos de pobreza, segundo o INE, menos um ponto do que o ano de 2009.

Relativamente aos menores de idade, os riscos situam-se nos 22,4 por cento, enquanto na população ativa aumentaram de 15,7 de 2009 para 16,2 por cento verificados em 2010, neste inquérito às condições de vida.

Numa análise à população sem emprego, assinala-se em 2010 uma taxa de 36 por cento de risco de pobreza, o que representava, nesse ano, uma descida de 0,4 por cento, relativamente a 2009.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias