Mundo

Quase metade dos edificios atingidos pelos incêndios na Grécia ficaram inabitáveis

Cerca de metade de todos os edifícios analisados até agora nas áreas afetadas pelos incêndios na região grega de Ática, perto de Atenas, encontram-se inabitáveis, anunciou hoje o ministério grego das Infraestruturas.

De um total de 2.489 edifícios analisados por 340 peritos do ministério, 1.218 (48,93 por cento) foram declarados inabitáveis e os restantes 1.271 (51,07 por cento) foram considerados habitáveis.

Segundo Evánguelos Burnús, prefeito da cidade portuária de Rafina, localizada a cerca de 30 quilómetros de Atenas, os edifícios analisados constituem apenas 65 por cento de todas as habitações da área.

Até ao momento foram retiradas das ruas cerca de 305 viaturas carbonizadas, para facilitar as operações de desimpedimento e limpeza.

Stavroula Maliri, porta-voz dos bombeiros, afirmou que existem já 81 vítimas mortais confirmadas, das quais quatro são turistas, afirmando também que é possível que “algumas das pessoas desaparecidas” estejam entre as vítimas mortais, referindo que o estado dos corpos dificulta as identificações.

Equipas de resgate da Cruz Vermelha encontram-se em Mati, localidade costeira situada na região de Rafina fortemente afetada pelos incêndios, analisando a situação casa a casa.

Em destaque

Subir