Nas Notícias

Quase dois milhões de LED vão iluminar a quadra de Natal no Porto

O Porto vai inaugurar a 1 de dezembro as luzes de Natal na cidade. Este ano, haverá mais iluminação nas ruas (vão ser utilizados mais 57 por cento de elementos decorativos face ao ano passado) e ainda mais artérias iluminadas. Todos os suportes e elementos decorativos vão ser, este ano, iluminados com tecnologia LED, permitindo uma poupança de cerca de 80 por cento no consumo de energia comparativamente à iluminação convencional.

Aproveitando o feriado do próximo dia 1 de dezembro, o momento da ligação das luzes será simbolicamente assinalado nos Aliados, junto à Árvore de Natal da cidade, que uma vez mais será erguida na Praça do General Humberto Delgado, em frente ao edifício dos Paços do Concelho.

Construída de raiz propositadamente para o local, a árvore terá 26 metros de altura por 12 metros de diâmetro. Decorada a azul e dourado e com iluminação dinâmica, terá no seu topo uma estrela gigante com 4 metros, elevando-a assim aos 30 metros de altura.

Tal como no ano passado, em que mais de 20 mil pessoas se deslocaram aos Aliados para presenciar este momento, os portuenses serão convidados, no próximo feriado de 1 de dezembro, pelas 17,30 horas, a associar-se a esta festa, que incluirá uma parada musical, um espetáculo multimédia de luz e pirotecnia, seguido de uma atuação das Vozes da Rádio, com temas alusivos à quadra.

Este ano, as iluminações de Natal vão chegar a ainda mais ruas, largos, praças e rotundas da cidade, a exemplo, aliás, do que tem vindo a acontecer nos últimos anos.

Assim, e procurando dar resposta às novas dinâmicas da cidade, nomeadamente aos fluxos de público pelas zonas de maior presença de comércio tradicional e de interesse turístico, as iluminações de Natal vão abranger em 2016 um total de 48 localizações, mais sete do que em 2015 e mais 17 do que em 2014, estendendo-se agora, por exemplo, às ruas da Alegria, do Bolhão e de Damião de Góis, às ruas do Loureiro e de Oliveira Monteiro, assim como à Avenida Dom Afonso Henriques e à Praça Batalha.

A par deste alargamento, a mancha de luz será visualmente mais presente e consistente, fruto do incremento de suportes decorativos por rua. Este ano, serão utilizados 431 elementos decorativos (mais 154 do que em 2015), num aumento de 56 por cento face ao último Natal.

miguel_nogueira-cm_porto_900

O brilho e a intensidade das iluminações também se fará notar ainda mais este ano, com a utilização de mais de 1,9 milhões de microlâmpadas incandescentes.

As iluminações de Natal inauguram a 1 de dezembro e prolongam-se até 8 de janeiro do próximo ano, sendo ligadas diariamente às 17h30.

Dentro do contexto da quadra natalícia, a solução global de decoração recorre a mais 90 por cento de elementos abstratos, materializados de forma depurada. No global, procurou-se obter uma imagem geral mais envolvente, acolhedora e uniforme entre as zonas iluminadas.

O branco quente, equivalente a uma tonalidade dourada, será a cor predominante no projeto das iluminações de Natal da cidade, conjugada com pormenores decorativos azuis. Será, portanto, um “azul sobre ouro”, cores que já tinham sido conjugadas em 2015, mas agora com uma predominância do dourado.

A opção por uma tonalidade quente foi feita em sintonia com a estratégia de animação da autarquia, que visa tornar o Porto ainda mais acolhedor nesta época festiva, num convite para sair e viver a cidade.

Em destaque

Subir