Nas Notícias

Quase 300 voos da Ryanair na Irlanda “realizados normalmente” em dia de greve

A transportadora aérea Ryanair indicou hoje que todos os 284 voos hoje previstos de e para aeroportos irlandeses estão a ser “operados normalmente” apesar da greve convocada pelos pilotos contratados diretamente na Irlanda.

“Todos os 284 voos de e para os aeroportos irlandeses estão a ser operadores normalmente devido ao excelente trabalho dos nossos pilotos e da nossa tripulação de cabine”, afirma a Ryanair numa publicação feita na rede social ‘Twitter’ pelas 17:30 (hora de Lisboa).

De acordo com a companhia, “não se registaram mais impactos para os passageiros além dos 24 voos que já tinham sido cancelados na passada terça-feira”, tendo em conta a paralisação de hoje, e os “passageiros escolheram entre remarcar viagens ou serem reembolsados”.

A Ryanair adianta que, em toda a Europa, vai realizar mais de 2.400 voos hoje, “levando 450.000 passageiros aos seus destinos”.

Já de manhã, a transportadora informou que, apesar da greve convocada pelos pilotos na Irlanda, 75 por cento destes profissionais “estão a trabalhar normalmente”, com os primeiros voos da manhã a partirem a horas.

“Boas notícias: todos os 28 primeiros voos da manhã em Dublin saíram à hora prevista, possibilitando que as famílias viajassem em férias”, referiu, também através do ‘Twitter’.

De acordo com a transportadora aérea, isso aconteceu “devido ao esforço da maioria (75 por cento) dos pilotos, que estão a trabalhar normalmente”.

Na semana passada, os pilotos contratados diretamente pela Ryanair na Irlanda – cerca de uma centena – informaram da greve de hoje e em 24 de julho, depois de a paralisação anterior ter afetado cerca de 5.000 passageiros.

A estes protestos de 24 horas da Associação de Pilotos Irlandeses de Linhas Aéreas (IALPA), filiada no sindicato Fórsa, vão seguir-se as greves dos tripulantes de cabine da Ryanair em Portugal, Espanha, Bélgica e Itália nos próximos dias 25 e 26 de julho.

No dia em que foi anunciada a greve de hoje, a Ryanair instou os pilotos a regressarem à mesa de negociações para abordar os “onze pedidos chave” do sindicato, que incluem, entre outros, o reconhecimento da antiguidade como critério de promoção e a introdução de um sistema que regule a mobilidade entre as bases da companhia aérea.

A companhia, sediada em Dublin, sublinhou que a IALPA não conseguiu avanços depois da paragem de 24 horas convocada para quinta-feira da semana passada, que provocou o cancelamento de cerca de 30 dos 290 voos programados, todos entre a Irlanda e o Reino Unido.

Os cerca de 5.000 clientes afetados receberam a devolução do preço do bilhete ou foram reencaminhados para outros voos para chegar ao destino.

Segundo a companhia aérea, o protesto da IALPA teve um impacto limitado graças, também, aos “esforços da maioria” dos pilotos que trabalharam na quinta-feira “com normalidade”, numa referência ao resto dos pilotos na Irlanda, cerca de 250, que estão contratados através de agências ou são autónomos.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias