Nas Notícias

Quase 20 concelhos em risco máximo de incêndio no interior norte e centro e Algarve

Mais de uma dezena de concelhos dos distritos de Viseu, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os municipios de Tabuaço (Viseu), de Abrantes, Sardoal, Mação e Ferreira do Zêzere (Santarém), de Nisa e Gavião (Portalegre), de Vila de Rei (Castelo Branco), de Alvaiázere (Leiria), e de Tavira, Castro Marim e Alcoutim (Faro) são aqueles que apresentam durante o dia de hoje maior risco de incêndio.

O IPMA colocou ainda em risco muito elevado dezenas de concelhos pertencentes aos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Faro, e em risco elevado dezenas de outros do interior centro e norte do país e toda a região do Alentejo.

Para o dia de hoje o IPMA prevê uma ligeira descida das temperaturas mínimas e vento moderado de noroeste durante a tarde, sendo por vezes forte nas terras altas das regiões Centro e Sul.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 36º (Castelo Branco) e os 23º (Sagres e Sines), ao passo que as mínimas vão variar entre os 12º (Viseu) e os 19º (Faro).

Em destaque

Subir