Nas Notícias

Quase 100 feridos em ataque à bomba em Cabul, talibãs reivindicam ataque

Pelo menos 95 pessoas ficaram hoje feridas num ataque na capital afegã, reivindicado pelo grupo extremista islâmico Talibã, quando com um veículo carregado de explosivos atingiu um posto policial, informaram as autoridades.

O ataque ocorreu por volta das 09:00, horário local (05:30 em Lisboa), no sudoeste de Cabul, com a detonação de “um veículo carregado de explosivos”, disse o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores afegão, Nasrat Rahimi.

O objetivo era “um posto de controlo da polícia” na área, acrescentou Rahimi.

A explosão causou pelo menos 95 feridos, “principalmente civis, incluindo crianças e mulheres”, que foram transferidos para vários hospitais em Cabul, disse um porta-voz do Ministério da Saúde Pública, Wahidullah Mayar.

Na área onde ocorreu a explosão está também localizada uma escola militar.

O porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, justificou o ataque numa mensagem na sua conta oficial na rede social Twitter, explicando que o objetivo do ataque “suicida” era “um centro de recrutamento perto da esquadra da polícia”.

Segundo Mujahid, “dezenas de polícias e soldados morreram”.

O atentado terrorista ocorreu depois de pelo menos cinco polícias terem morrido na terça-feira após a detonação de um artefacto colocado numa bicicleta, à passagem de um veículo do Departamento de Luta contra o Narcotráfico no noroeste de Cabul.

Os ataques coincidem com a oitava ronda de negociações de paz entre representantes dos Estados Unidos e dos talibãs no Qatar, em busca de um acordo que ponha fim a duas décadas de guerra.

Apesar das conversações, a violência continua por todo o país com ataques constantes, incluindo ataques na capital afegã com dezenas de mortos, situação que a ONU relacionou com a tentativa das partes de reforçarem as suas posições para negociarem nos termos mais favoráveis um acordo de paz.

Em destaque

Subir