Nas Notícias

Quantas horas deve dormir? E os seus filhos? E os seus pais?

Casal_Dormir_Sono_900A importância do sono é consensual. No entanto, nem todos sabemos quantas horas devemos dormir, consoante a nossa idade. A National Sleep Foundation divulgou um quadro com uma preciosa ajuda.

Sabe quantas horas deve dormir? É fácil tentar dar uma resposta aleatória e acertar. Mas o sono é muito mais relevante do que ficar-se pela resposta ‘à sorte’.

Em primeiro lugar, uma realidade que deve suscitar a sua atenção: dormir de mais ou de menos pode provocar “um maior risco de morte e problemas de saúde”, desde “doenças cardiovasculares a vários tipos de cancro”, destaca a professorar de medicina preventiva Lauren Hale, em declarações ao Washington Post.

É provável que fique mais preocupado com o sono e que pretenda lidar com os seus hábitos (ou com os hábitos dos seus filhos) com mais cuidado.

Deste modo, poderá usar uma ferramenta muito útil da National Sleep Foundation, que consiste em determinar as horas de sono necessárias, nas diferentes etapas da nossa vida.

Como é óbvio, um bebé de três meses precisa de dormir mais do que uma criança, ou um adolescente. Assim, segundo este quadro daquela fundação, um bebé com menos de três meses precisa de 14 a 17 horas de sono por dia.

A partir desta idade e até aos 11 meses, deve 12 a 15 horas, quase tantas como as que precisa entre até aos dois anos: de 11 a 14 horas.

Entramos agora numa idade que deve merecer especial atenção: entre os 3 e os 17 anos, com três intervalos.

Uma criança que tenha uma idade entre os 3 e os 5 anos precisa de um mínimo de 10 horas de sono e não deve dormir mais do que 13 horas.

A partir dos 6 anos e até aos 13, esse horário tem de ser novamente regulado: entre nove e 11 horas por dia.

Na adolescência, dos 14 aos 17 anos, exige-se um mínimo de oito horas e um máximo de 10.

A partir da maioridade e até aos 64 anos, deve dormir entre sete a nove horas. E a partir dos 65, não deve dormir mais do que oito horas, de acordo com a National Sleep Foundation.

É curioso que na velhice a necessidade de sono é menor do que nas outras fases da vida.

Em destaque

Subir