Tecnologia

Quando a Lua se aproxima da Terra o espetáculo é único

lua-cheiaEste sábado à noite, a Lua vai estar cheia e bastante próxima da Terra, por isso a madrugada será particularmente especial para ver o astro maior e mais brilhante. De acordo com os especialistas, este será o dia do ano em que a Lua parecerá estar em cima dos nos nossos olhos. A próxima oportunidade só para o próximo ano.

Este ano será uma das raras oportunidades para ver a Lua no seu perigeu, isto é no ponto da órbita mais próximo da Terra. A melhor altura para ver será quando a Lua nascer, por volta das 20h09. O pico de aproximação à Terra acontecerá por volta das 5 horas da madrugada.

Os admiradores deste fenómeno podem assistir a um dos raros momentos de beleza quando Terra e Lua (quase) se juntarem. No perigeu a Lua fica a cerca de 363 mil quilómetros de distância da Terra, sendo que no apogeu, ou seja quando a Lua está mais afastada da Terra, a distância entre ambas é de aproximadamente 405 mil quilómetros.

Face à nebulosidade existente na maior parte do território nacional será mais complicado observar este fenómeno, contudo haverá ainda mais oportunidades, mas apenas para o ano, em 19 de Março de 2013 e, em 2014, a 10 de agosto.

Em destaque

Subir