Mundo

Qual a idade certa para casar? Esqueça o senso-comum

Há um intervalo de idade que aumenta a probabilidade de o casamento ser bem sucedido. Um estudo, da autoria de um sociólogo da Universidade do Utah, Nick Wolfinger, encontra mais uniões bem sucedidas entre os 28 e os 32 anos de idade.

O senso-comum diz que os casamentos precoces, ainda durante a juventude, têm menos probabilidade de ser duradoiros. Mas um sociólogo contraria esta tese.

Nick Wolfinger, investigador da Universidade do Utah, dos EUA, descobriu que a maturidade não está associada a uma elevada probabilidade de o casamento perdurar.

Segundo a sua pesquisa, divulgada pelo Instituto de Estudos da Família, a idade certa para contrair matrimónio situa-se entre os 28 e os 32 anos.

Para chegar a esta conclusão, Wolfinger fez uma análise de registos da Pesquisa Nacional de Crescimento Familiar, relativos a diferentes períodos de tempo (entre 2006 e 2010 e entre 2011e 2013). E tentou encontrar um padrão.

E conclui que “as probabilidades de divórcio são menores entre os 28 anos e os inícios dos 30 anos”, sendo que “essa tendência volta a crescer quando as pessoas casaram perto dos 40 anos de idade”.

O estudo determina um aumento da probabilidade de divórcio quando o casamento se dá depois dos 32 anos: mais cinco por cento.

Uma das razões que suportam esta teoria, segundo Wolfinger, é o facto de os jovens de 28 anos já terem maturidade. Por outro lado, pessoas com idades perto dos 40 podem ter enfrentado casamentos falhados – relações passadas mal sucedidas podem ser um ‘acelerador ‘ do divórcio.

Acresce que perto dos 30 anos já existe independência financeira, responsabilidade e compromisso, fatores fundamentais para um casamento feliz.

Em destaque

Subir