Desporto

Qual dos três grandes gasta mais em salários?

Os cortes na folha salarial do Benfica, os investimentos do FC Porto em jogadores de vencimento elevado e o investimento do Sporting no título. De que forma estas três realidades interferem na folha salarial?

Antes dos números, uma tendência: a SAD do Benfica foi a única a cortar na folha salarial, neste período.

Os números dos primeiro trimestre da presente temporada contam tudo sobre os gastos de FC Porto, Benfica e Sporting no que diz respeito a despesas com salários.

Afinal, qual dos três gasta mais? A resposta mais óbvia é também a correta: o FC Porto, com 17,2 milhões de euros pagos entre julho e setembro, ou cerca de 5,7 milhões por mês.

Não admira esse facto, dadas as contratações de jogadores como Imbula, Maxi, Casillas ou até Corona, que representaram mais um esforço para a SAD azul e branca, que tinha já uma folha salarial bem alta.

Talvez mais surpreendente será a resposta à pergunta seguinte: quem gasta mais – Benfica ou Sporting?

A política da direção encarnada (com a aposta na prata da casa e a saída de alguns jogadores com salário mais alto, nos últimos tempos) aliada ao investimento leonino num plantel com mais alternativas e num treinador caro poderiam indiciar que os leões são os mais despesistas. Mas não.

O Benfica gastou em salários 12,4 milhões de euros durante o primeiro trimestre da época, ou 4,1 milhões mensais. Luisão, Salvio e Gaitán são os que mais contribuem para esta folha salarial, mas há ainda Jonas e Júlio César, também pagos a preço de ouro.

O Sporting é o menos ‘despesista’ nesta área e investe 3,9 milhões por mês, ou 11,7 milhões durante o trimestre.

Apesar de tudo, a direção de Bruno de Carvalho foi a que mais aumentou a despesa salarial, duplicando-a, em comparação com a época passada.

Jorge Jesus, com cinco milhões anuais e atletas como Bryan Ruiz e Teo Gutiérrez justificam esta realidade.

Juntando as despesas dos três grandes, verifica-se que no primeiro trimestre da temporada FC Porto, Benfica e Sporting gastaram 41,3 milhões de euros, mais 5,7 milhões que há nos mesmos meses da temporada passada.

Em destaque

Subir