Nas Notícias

Quais os lucros de Gonçalo Amaral com o livro sobre Maddie? Fisco responde aos McCann

madeleine1 A juíza responsável pelo julgamento de Gonçalo Amaral, na ação movida pelo casal McCann, quer ver os lucros obtidos por ‘A verdade da mentira’, o livro sobre o desaparecimento de Maddie. A Autoridade Tributária está obrigada a responder à questão colocada pelo tribunal.

Gonçalo Amaral teve ou não lucros com ‘Maddie – A verdade da mentira’, o livro que motivou o casal McCann a interpor uma ação cível por difamação contra o ex-inspetor da Polícia Judiciária?

A pergunta foi colocada pela juíza da 1.ª Vara Cível de Lisboa, onde decorre o julgamento, num despacho endereçado ao fisco.

“Que se enderece novo ofício da Autoridade Tributária, a autorizar a instituição a disponibilizar a informação fiscal solicitada. Deve ser obtida com dispensa de confidencialidade e é essencial ao esclarecimento de eventuais proventos que tenham decorrido da conduta em análise”, proferiu a juíza, durante as alegações finais.

É uma meia vitória para Gerry e Kate McCann, os pais de Maddie, a menina que desapareceu do aldeamento turístico na Praia da Luz a 3 de maio de 2007.

Isto porque a Autoridade Tributária está obrigada a esclarecer quais os lucros obtidos pelo ex-inspetor com o livro, mas enquanto a resposta não for dada o processo fica bloqueado. Como se aproximam as férias judiciais, não há previsão de quando será marcada a próxima audiência.

A editora Guerra e Paz opôs-se à pretensão da juíza, mas não conseguiu evitar o despacho.

Ontem, nas alegações finais, os pais de Maddie afirmaram que o livro ‘A verdade da mentira’ é chocante.

A obra, que desenvolve a tese defendida pelo ex-inspetor da Polícia Judiciária, foi encarada pelos McCann como “uma afronta”, uma vez que Gonçalo Amaral alega que houve envolvimento dos pais no desaparecimento de Maddie.

“Antes e durante a leitura do livro senti angústia, desespero e raiva”, afirmou Gerry McCann, enquanto a esposa, Kate, declarou ter sentido “desespero por causa das injustiças” publicadas em ‘A verdade da mentira’.

Foi “muito doloroso” ler a tese de que esteve envolvida no desaparecimento de Maddie, acrescentou a mãe da menina.

Os pais de Maddie sustentam ainda que o livro, do qual foram vendidas centenas de milhares de exemplares, contribuiu para perturbar a investigação sobre o caso e levou a opinião pública a acreditar que o casal McCann esteve envolvido no desaparecimento da criança.

Da parte de Gonçalo Amaral veio outra questão: por que motivo o casal McCann só pediu uma indemnização (de 1,2 milhões de euros) depois do livro se tornar num sucesso de vendas?

‘A verdade da mentira’ baseia-se na tese de que a criança teria morrido e que os pais teriam encenado um rapto para fazer desaparecer o corpo.

Em destaque

Subir