Cultura

Quais os escritores mais lidos… no cinema?

escritores fora William Shakespeare é o escritor mais vezes passado ao cinema. Além dos clássicos, Stephen King é o mais adaptado. Em Portugal, Eça está na frente.

Com a estreia hoje da mais recente adaptação ao cinema de uma obra do autor best-seller Nicholas Sparks, fomos ver os escritores que tiveram mais obras adaptadas ao cinema.

Os primeiros lugares são naturalmente dos clássicos europeus, entre os quais William Shakespeare surge destacado, estando assinalado no site imdb como autor em 1061 produções, algumas delas ainda não estreadas.

Muito abaixo, Charles Dickens aparece referenciado em 346 adaptações e Alexandre Dumas em 260, à frente do pai de Sherlock Holmes, Arthur Conan Doyle, de Victor Hugo, de Ernest Hemingway e do autor dos livros que criaram 007, Ian Fleming, ou de Agatha Christie, autora que inventou Miss Marple e Poirot, que tantos actores deram corpo.

De entre os escritores contemporâneos, Stephen King é sem dúvida o que mais vezes viu os seus livros passarem para o grande ecrã (194), seguido do homem que criou o Parque Jurássico, Michel Crichton, e Nicholas Sparks, que hoje estreia “Uma Vida ao teu Lado”.

De entre os autores portugueses, Eça de Queirós é o que tem sido mais vezes levado ao cinema. São pelo menos nove as adaptações em filmes, com o destaque mais recente para “Os Maias”, de João Botelho e as duas produções de “O Crime do Padre Amaro”.

Contudo, o livro mais adaptado, seis vezes, foi “O Primo Basílio”. Segue-se Camilo Castelo-Branco e Agustina Bessa-Luís.

escritores dentro

“Vale Abraão”: Manoel de Oliveira levou Agustina Bessa-Luís para a tela

Em destaque

Subir