Mundo

Quais as probabilidades de um refugiado matar um cidadão norte-americano?

Quais são as probabilidades de um norte-americano ser morto por um refugiado? A CNN fez uma análise estatística e encontrou a resposta para esta pergunta. Uma resposta surpreendente e que mostra o quão erradas são as políticas de Donald Trump, nesta matéria.

Há um muro que divide os norte-americanos. De um lado, os apoiantes de Trump, do outro quem o contesta (e até no interior do Partido Republicano há vozes discordantes). A mais polémica decisão do 45.º inquilino da Casa Branca baniu a entrada de imigrantes provenientes da Síria, Iraque, Irão, Líbia, Sudão e Iémen, nações predominantemente muçulmanas. A ordem executiva de Trump foi assinada e os cidadãos daqueles países ficaram impedidos de entrar nos EUA.

Até que um juiz federal de Seattle, James Robart, ordenou a suspensão temporária, a nível nacional, daquela proibição. Os imigrantes e estrangeiros daqueles países puderam, então entrar em território norte-americano.

A partir destes factos, a CNN fez uma reportagem interessante, que determina as probabilidades de um cidadão dos EUA morrer, vítima de um atentado perpetrado por um imigrante refugiado.

Vamos a números? Aquele órgão de comunicação social serviu-se de estatísticas oficiais e descobriu que em 2015 entraram nos EUA 7,7 milhões de não-imigrantes. Todos os anos, este número atinge proporções semelhantes.

Em 2016, foram admitidos 85 mil refugiados ou pessoas que procuraram exílio nos EUA. O número de muçulmanos que se refugiaram no país, naquele ano, atingiu recordes: 38 901.

O número de pessoas que se naturalizaram norte-americanos em 2015 foi de 730 mil, com o México a liderar, no que diz respeito a país de origem, seguido da Índia e das Filipinas.

A percentagem de muçulmanos, de entre os imigrantes, é diminuta: apenas um em cada 10 imigrantes.

Nos EUA, estima-se que haja 3,3 milhões de muçulmanos, de acordo com dados oficiais, citados pela CNN.

Em 2016, os EUA tinham 12 587 refugiados sírios, 9880 refugiados iraquianos, 9020 da Somália, 3750 do Irão, 1458 do Sudão, 26 do Iémen e um da Líbia. Estes são os países banidos por Donald Trump.

E quantas pessoas foram mortas por refugiados oriundos destes países? Zero.

Nenhum imigrante refugiado daqueles países participou em ataques terroristas nos EUA.

Nos últimos 40 anos, apenas 17 pessoas (daqueles países) participaram em ataques terroristas, em solo norte-americano.

Estes dados permitem concluir que o terrorismo é real, mas com probabilidades ínfimas.

E quais essas probabilidades? O número: 0,00003 por cento.

Esta é a percentagem de um cidadão norte-americano morrer, vítima de um ataque terrorista praticado por um estrangeiro.

Em destaque

Subir